A implantação da televisão digital no Brasil enfrenta desafios técnicos, marcados pelo desenvolvimento tecnológico de novas plataformas, e simbólicos, relacionados aos novos formatos de interatividade com os telespectadores. Este artigo tem por objetivo refletir sobre questões simbólicas da televisão digital a partir do quadro ‘Bola Cheia, Bola Murcha’, do programa ‘Fantástico’ (Rede Globo). O propósito é discutir a integração do telespectador na narrativa televisiva, uma das caracterÃsticas do
processo da digitalização dos meios. Tendo como base a distinção de Yvana Fechini entre ‘assistir’ e ‘interagir’, mostramos como um quadro bem sucedido da televisão contemporânea trabalha o ‘diálogo intermÃdia’, conceito de Vera França, como estratégia de produção de seu conteúdo.
The deployment of digital television in Brazil faces technical challenges, marked by new technological platforms, and symbolic, related to interactivity. This article aims to discuss this digital context on ‘Bola Cheia, Bola Murcha’, program broadcasted on ‘Fantastico’ (Rede Globo). The purpose is to discuss how the viewer becomes integrated into television’s narrative, one of the most important characteristics in digital media. Based on Yvana Fechine conclusions about ‘watch’ and ‘interact’, we show how a successful television program uses the ‘intermedia dialogue’, concept by Vera França, as production strategy.
La televisión digital en Brasil enfrenta a desafÃos técnicos, marcados por el desarrollo de nuevas plataformas tecnológicas, y simbólicos, relacionados con las nuevas formas de interactividad. Este artÃculo tiene como objetivo discutir este nuevo contexto socio-cultural del punto de vista de ‘Bola Cheia, Bola Murcha’, bloque emitido en ‘Fantastico’ (Rede Globo). El propósito es discutir la integración de los telespectadores en la narración, una de las caracterÃsticas de la televisión digital. Basada en la distinción entre ‘ver’ y ‘interactuar’ de Yvana Fechine, el artÃculo muestra cómo ‘Bola Cheia, Bola Murcha’, programa de éxito de la televisón brasileña, trabaja el ‘diálogo intermedia’, concepto de Vera França, como una estratégia para la producción.