A fotografia como paradigma de resistência no estado de exceção em Os afetos, de Rodrigo Hasbún, A resistência, de Julián Fuks, e Abril despedaçado, de Walter Salles

Democratizar (Faetec)

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ISSN: 1982-5234
Editor Chefe: Roberto Bitencourt da Silva
Início Publicação: 02/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

A fotografia como paradigma de resistência no estado de exceção em Os afetos, de Rodrigo Hasbún, A resistência, de Julián Fuks, e Abril despedaçado, de Walter Salles

Ano: 2022 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Raí Almeida, Émile Cardoso Andrade
Autor Correspondente: R.Almeida, É.C. Andrade | [email protected]

Palavras-chave: Fotografia, Os afetos, A resistência, Abril despedaçado.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo, servindo-se de uma investigação comparatista, analisa o uso da fotografia como paradigma de resistência no “estado de exceção”, conceito de Agamben, em regimes de exceção na América Latina. Para tanto, analisamos os romances Os afetos, 2016, de Rodrigo Hasbún e A resistência, 2015, de Julián Fuks e no filme Abril despedaçado, 2001, de Walter Salles