Neste artigo proponho olhar as imagens da primeira parte do livro Os Emigrantes, de Sebald, para refletir a respeito da função que elas carregam na construção da narrativa, provocando um desvio. Se, por um lado, criam o “efeito de real”, por outro, se aproximam de tal modo do leitor que terminam evidenciando o lado exterior da narrativa, tornando visível o próprio processo de sua construção.
In this article I propose to look at the images from the first part of Sebald's book The Emigrants, to reflect on the role they play in the construction of the narrative, causing a deviation. If, on the one hand, they create the “effect of reality”, on the other, they are so close to the reader that they end up highlighting the outer side of the narrative, making visible the very process of its construction.
En este artículo, propongo mirar las imágenes de la primera parte del libro Os Emigrantes, de Sebald, para reflexionar sobre el papel que desempeñan en la construcción de la narrativa, causando una desviación. Si, por un lado, crean el "efecto de la realidad", por otro, se acercan tanto al lector que terminan mostrando el lado exterior de la narración, haciendo visible el proceso de su construcción.