Neste artigo, procura-se recuperar aspectos da fotografia nos escritos de Susan Sontag. A tese é de que a fotografia torna-se, nesses textos, um objeto de síntese do gesto ensaístico e da intervenção intelectual. Condensando elementos modernos, tais como fragmentação, fidelidade à aparência, colecionismo e desejo pela diversidade, a fotografia também faculta contextos apropriados para reforçar posições e estimular atitudes. Esse ponto entre contemplação e ética torna-se, assim, uma chave para a compreensão dos pensamentos de Sontag acerca da vida contemporânea. A fotografia é, portanto, não somente um tema recorrente em sua obra, mas um modo de a ensaísta lidar com a complexidade e as contradições do mundo.
This article attempts to recover aspects of photography in the writings of Susan Sontag. The thesis is that, in these texts, photography becomes a précis object of the essayistic gesture and intellectual intervention. Condensing modern elements, such as fragmentation, loyalty to appearance, collecting, and desire for diversity, photography also provides appropriate contexts to strengthen positions and stimulate attitudes. This point between contemplation and ethics thus becomes a key to understanding Sontag’s thoughts on contemporary life. Therefore, photography is not only a recurring theme in her work, but a way of the essayist to address the world’s complexity and contradictions.