Introdução: A inserção da fotografia no quadro dos documentos arquivísticos é relativamente recente, nesse sentido, a fotografia ainda encontra dificuldades teóricas metodológicas a respeito das aplicações das funções arquivísticas basilares da Arquivologia. Nesse sentido, é preciso refletir a respeito desse documento na organização do conhecimento arquivístico. Objetivo: Propõe-se apresentar reflexões sobre a fotografia na organização do conhecimento arquivístico, apresentando as peculiaridades de tratamento que envolvem este tipo de documento em suporte convencional e digital e uma reflexão sobre sua organização a partir de seu processo de evidenciação na produção institucional. Metodologia: Pesquisa de abordagem metodológica qualitativa de cunho teórico e reflexivo. Resultados: Como principal proposição é apresentada uma abordagem que toma o princípio da proveniência como elemento de análise para se identificar o processo de trabalho que é evidenciado no documento arquivístico fotográfico como aspecto comunicativo e, sobretudo, como aspecto de práxis. Conclusões: Com base na identificação desse processo é sugerido uma concepção de organização do conhecimento registrado na fotografia que favoreça o diálogo entre o contexto de produção e o contexto de uso desse documento.
Introduction:The consideration of photographs in the framework of archival documents is relatively recent. In this sense, photography stills find methodological theoretical difficulties regarding the applications of the basic functions of Archival Science. In this sense, it is necessary to reflect on this type of document in the archival knowledge organization. Objective:to reflect on photography in the archival knowledge organization, presenting the peculiarities of the processing that involves this type of document in conventional and digital media and a reflection on its organization based on the process of evidence in the institutional production. Methodology:A qualitative methodological approach of theoretical and reflexive nature. Results:An approach that considers the principle of provenance as an element of analysis to identify the work process that is evidenced in the photographic archival document as a communicative aspect and, above all, an aspect of praxis. Conclusions:Based on the identification of this process, we suggest a conception of knowledge organization recorded in the photographs that favors the dialogue between the context of production and the context of use of this document.
Introducción: La inserción de la fotografía en el cuadro de los documentos de archivo es relativamente reciente. En este sentido, la fotografía todavía presenta problemas teóricos-metodológicos con respecto a la aplicación de las funciones básicas de la archivística. En este sentido, es necesario reflexionar sobre este documento en la organización del conocimiento archivístico. Objetivo: Reflexionar sobre la fotografía en la organización del conocimiento archivístico, presentando las peculiaridades del tratamiento de este tipo de documento en soporte convencional y digital,así como sobre su organización a partir de su proceso de divulgación en la producción institucional. Metodología: Investigación de naturaleza cualitativa, teórica y reflexiva. Resultados: Se presenta un enfoque que considera el principio de procedencia como elemento de análisis para identificar el proceso de trabajo evidenciado en el documento de archivo fotográfico como un aspecto comunicativo y, sobre todo, como un aspecto de la praxis. Conclusiones: a partir de la identificación de este proceso, se sugiere una concepción de la organización del conocimiento registradoen la fotografía que favorezca el diálogo entre el contexto de producción y el contexto de uso de este documento.