Fotografia na Imprensa: conflitos na câmara escura

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Fotografia na Imprensa: conflitos na câmara escura

Ano: 2014 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: J. L. S. Menezes
Autor Correspondente: J. L. S. Menezes | [email protected]

Palavras-chave: Imprensa brasileira, Trabalhador, Greve, Ditadura Militar, Democracia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo recupera o teor ideológico do discurso que a Revista Veja
elaborou sobre a classe trabalhadora que emergiu no cenário brasileiro, no final
da década de 1970. O destaque dado aos trabalhadores como temática central
resgatada, deve-se aos movimentos grevistas por eles encetados, após anos de
ocultamento de sua resistência sob a repressão da ditadura civil-militar (1964-
1985). Com a rebeldia operária, as matérias a respeito deste grupo, na Revista,
foram se tornando mais constantes e visíveis, pois já não era mais possível, para
a Revista Veja, ignorar a existência da classe operária que, com a força insurgente
das greves, ocupava as ruas do Brasil.



Resumo Espanhol:

En este artículo se examina el contenido ideológico del discurso de la
Revista Veja sobre la clase obrera que emergió en la escena brasileña a finales de
1970. La importancia dada a los trabajadores como temática central rescatada,
se debe a la irrupción de los movimientos huelguísticos, que habían ocultado
durante años su fuerza bajo la represión de la dictadura cívico-militar (1964-
1985). Con la rebelión obrera, la divulgación mediática del tema se hizo más
constante y visible, y a la Revista Veja ya no le era posible ignorar la existencia
de la clase obrera que, con la fuerza insurgente de las huelgas, ocupaba las calles
de Brasil.