Esse texto procura abordar questões sobre acervos digitais a partir de pesquisas antropológicas com imagens fotográficas e fílmicas coletadas numa cidade do interior da Paraíba. O objetivo é discutir a abordagem etnográfica com a câmera e as imagens a partir de três movimentos. Primeiramente reflete-se de maneira geral sobre a formação de acervos visuais e audiovisuais concebidos em termos de fontes primárias. Num segundo momento, pesquisas com delimitações temáticas e metodologias mais específicas levam à formação de acervos audiovisuais associados a trabalhos de conclusão de curso. Por fim, são esboçadas algumas notas numa perspectiva das relações estabelecidas entre a universidade e a comunidade do entorno, na medida em que se discute a disponibilização das pesquisas e seus acervos em plataformas digitais. Procura-se, assim, explorar criticamente os múltiplos sentidos da ideia de “compartilhamento” para refletir sobre as possibilidades atuais de percepção e apropriação das pesquisas antropológicas via rede mundial de computadores
This paper is focused on issues about anthropological research archives of pictures and movies in a small town of the state of Paraíba-Brazil. It has the aim to discuss ethnographic approach with camera and images in different steps. First, the general production and collecting of images as a primary source. Secondly, we present specific researches with their delimitations and methods that lead us to specific archives of work conclusions on graduation course. Finally, we try to point out some reflections on the relationships and collaboration between university and local communities, as we are concerned with the issue of the access or availability of these research products to local people by digital platforms (blogs, sites, etc.). So, we try to criticize the multiple meanings of the notion of sharing to reflect on the real possibilities of reception and appropriations of anthropological knowledge in the world wide web.
Este texto trata de abordar cuestiones sobre acervos digitales a partir de investigaciones antropológicas con imágenes fotográficas y fílmicas recogidas en una ciudad del interior de Paraíba. El objetivo es discutir el enfoque etnográfico con la cámara y las imágenes a partir de tres movimientos. Primero se refleja de manera general sobre la formación de acervos visuales y audiovisuales concebidos en términos de fuentes primarias. En un segundo momento, investigaciones con delimitaciones temáticas y metodologías más específicas conducen a la formación de acervos audiovisuales asociados a trabajos de conclusión de curso. Por último, se esbozan algunas notas en una perspectiva de las relaciones establecidas entre la universidad y la comunidad del entorno, en la medida en que se discute la disponibilidad de las investigaciones y sus acervos en plataformas digitales. Se busca, así, explorar críticamente los múltiples sentidos de la idea de "compartir" para reflexionar sobre las posibilidades actuales de percepción y apropiación de las investigaciones antropológicas a través de la red mundial de computadoras.
Cet article porte sur les collections digitales dans la recherche anthropologique avec des images photographiques et filmiques recueillies dans une ville de l'intérieur de Paraíba. L'objectif est de discuter de l'approche ethnographique avec la caméra et les images de trois façons. Premièrement, il se reflète généralement sur la formation de collections visuelles et audiovisuelles conçues en termes de sources primaires. Dans un second temps, des recherches avec des délimitations thématiques et des méthodologies plus spécifiques conduisent à la constitution de collections audiovisuelles associées à des travaux de conclusion de cours. Enfin, quelques notes sont présentées dans une perspective des relations établies entre l'université et la communauté environnante, en abordant la disponibilité de la recherche et de ses collections sur les plateformes digitales. Il s’agit d'explorer de manière critique les multiples significations de l'idée de «partage» pour réfléchir sur les possibilités actuelles de perception et d'appropriation de la recherche anthropologique via le World Wide Web.