As Fotografias de Tônia Carrero e sua Construção como Estrela Nacional através das Imagens Veiculadas em o Cruzeiro e Scena Muda (1947-1955)

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Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

As Fotografias de Tônia Carrero e sua Construção como Estrela Nacional através das Imagens Veiculadas em o Cruzeiro e Scena Muda (1947-1955)

Ano: 2019 | Volume: 12 | Número: 25
Autores: G. S. Cabral M. C. Bonadio
Autor Correspondente: G. S. Cabral | [email protected]

Palavras-chave: Tônia Carrero, fotografia, star system

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre a construção da imagem de Tônia Carrero (1922-2018) enquanto estrela do cinema nacional através de suas fotografias divulgadas nos periódicos O Cruzeiro e Scena Muda durante o período de 1947 e 1955, momento da industrialização da produção cinematográfica brasileira e consequente tentativa de emplacar um estrelismo nacional aos moldes hollywoodianos. Neste período, Tônia Carrero iniciava sua carreira e estrelava filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, nos quais interpretando papéis associados ao arquétipo hollywoodiano da good-bad girl. Já em suas fotografias divulgadas na imprensa a construção de sua imagem como estrela era reforçada a partir do uso de roupas, acessórios e poses que conectavam a imagem da atriz ao glamour ou ao erotismo ingênuo das pin-ups – elementos, que eram também explorados pelo cinema hollywoodiano na construção da imagem de suas estrelas.



Resumo Inglês:

This article purpose is to establish relations between the image construction of Tônia Carrero (1922-1955) as Brazilian cinema consecrated star trough photographs published by the magazines O Cruzeiro e Scena Muda during the period of 1947 and 1955–when the Brazilian cinematographic production was industrialized and consequently the attempt of emplacing a star system similar to the Hollywoodian way. During this period, Tônia Carrero initiated her career and starred Vera Cruz Film Production Company (Companhia Cinematográfica Vera Cruz) movies, where she interpreted roles associated with the Hollywoodian good-bad girl archetype. In her photographs published by the press, her image construction as a star was reinforced using clothes, accessories, and postures that connected her image to the glamour or the naïve eroticism of pin-up women–an element which was also used by Hollywoodian cinema in its star construction