Fotografias vivas: Análise visual da representação de Florianópolis em mídia digital

Cadernos NAUI

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ISSN: 2358-2448
Editor Chefe: Alicia Norma González de Castells
Início Publicação: 01/08/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Museologia

Fotografias vivas: Análise visual da representação de Florianópolis em mídia digital

Ano: 2016 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: F. A. de Souza
Autor Correspondente: F. A. de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Análise visual. Florianópolis. Patrimônio cultural. Gramatica visual.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pesquisa a seguir tem como objetivo analisar imagens encontradas na internet por buscas sobre a cidade de Florianópolis: o centro da cidade, cartões postais e seu patrimônio cultural. Fundamentada através de um olhar antropológico e com a ajuda da gramá tica visual de kress & van Leeuwen (2006) pode se notar alguns pontos sobre como a cidade é representada atualmente no meio digital. Evidencia -se o fato de que há uma constante retirada das pessoas dos espaços públicos, não conduzindo com a realidade da ci dade. Em fatores mais estruturais, nota -se uma intenção de higienização, tanto estética quanto social da cidade nas imagens analisadas. Por fim, os ângulos interacionais sugerem que alguns locais tendem a ser mostrados como mais íntimos e pessoais, como praias e o centro da cidade, enquanto os patrimônios culturais tendem a ser representados com mais poder sobre o leitor num intuito de levar consigo seu peso histórico e cultural.



Resumo Inglês:

The study aims at analyzing images found online derived from searching about the city of Florianópolis: the downtown area, postcards and its Cultural Heritage. Grounded on an anthropological point of view with the aid of kress & van Leeuwen’s (2006) visual grammar, it is possible to notice how the city is represented nowadays in digital media. It is evident the fact that in these images there is a constant withdrawal of people from urban spaces, which does not concerns the reality of the city. Regarding structural factors, there is a sense of ‘sanitation’ of the city, as aesthetically and as social. Lastly, the interactional angles of the images suggest that some places tend to be shown as more intimate and personal, such as beaches and the downtown area, while the Cultural Heritage tend to be represented as more powerful in relation to the viewers, in an intention to carry its historical and cultural weight within these representations.