A proposta deste artigo é analisar a trajetória de três fotógrafos de imprensa brasileiros durante o período da ditadura militar brasileira em particular as atuações em terras latino-americanas. Pretendemos observar quais são os principais temas fotografados, suas abordagens, relação com os veículos de informação e interação com o universo fotográfico do continente. A proposta é verificar como se transforma o olhar destes fotógrafos brasileiros, como se deu sua produção visual e o que é publicado. Metodologicamente a proposta procurar cruzar as fontes hemerográficas com história oral e também com os arquivos destes fotógrafos. A hipótese principal é que os fotógrafos não só produziram representações dos acontecimentos, mas tiveram um papel relevante na resistência aos regimes militares e na luta pela redemocratização.
The purpose of this article is to analyze the trajectory of three Brazilian press photographers during the period of the Brazilian military dictatorship, particularly the performances in Latin American lands. We intend to observe what are the main subjects photographed, their approaches and relationship with the vehicles of information and interaction with the photographic universe of the continent. The proposal is to verify how the look of these Brazilian photographers is transformed, how their visual production took place and what is published. Methodologically the proposal seeks to cross the hemerographic sources with oral history and also with the archives of these photographers. The main hypothesis is that photographers not only produced representations of events, but played an important role in resisting military regimes and in the struggle for redemocratization.