Este trabalho apresenta um estudo sobre as atuais tecnologias disponíveis para exibição de conteúdo multimídia 3D na internet. Entre as aplicações-chave nesse mercado estão os jogos eletrônicos on-line. O foco do trabalho foi analisar as tecnologias para desenvolvimento de jogos e propor um framework baseado nessa análise, específico para o desenvolvimento de jogos 3D para internet, o que facilitará o trabalho de tarefas rotineiras do desenvolvedor. Este trabalho foi dividido em três etapas: 1) estudo das etapas de desenvolvimento de jogos 3D; 2) análise das tecnologias de gráficos 3D para internet; 3) desenvolvimento de uma proposta de framework baseado na API O3D de gráficos 3D para internet, a partir dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores.
This paper presents a study on the current technologies available for displaying 3D multimedia content on the Internet. Among the key applications in this market are the games online. The focus of the study was to analyze the technologies for game development and propose a framework based on this analysis specific to the development of 3D games for the Internet, facilitating the work of routine tasks of the developer. This work can be divided into three stages: 1) study of the stages of development of 3D games, 2) analysis of 3D graphics technology for Internet, 3) development of a proposed framework based on the 3D graphics API O3D for Internet, based on the knowledge acquired in previous steps.