Frontalidade e profundidade visual no cinema

Cadernos De Pesquisa Interdisciplinar Em Ciências Humanas

Endereço:
CAMPUS UNIVERSITáRIO DA TRINDADE S/N
Florianópolis / SC
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Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa
Telefone: (48) 3721-9405
ISSN: 16787730
Editor Chefe: Myriam Raquel Mitjavila
Início Publicação: 29/02/2000
Periodicidade: Semestral

Frontalidade e profundidade visual no cinema

Ano: 2010 | Volume: 11 | Número: 98
Autores: Mauro Eduardo Pommer
Autor Correspondente: Mauro Eduardo Pommer | [email protected]

Palavras-chave: cinema tridimensional, cinematografia, narrativa cinematográfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A arte cinematográfica no século 21 continuará a ser moldada pela intrínseca relação com a tecnologia que marca toda sua história, iniciada em 1895. Contínuas mutações tecnológicas marcaram o uso social de um aparelho do século 19 ao longo do século 20, dentro de específicas condições políticas e econômicas. No presente, são os conceitos de “teatro doméstico” e de salas 3D em formato estádio que definem as tendências, apontando para uma radical confluência das potencialidades do audiovisual geradas pela informática, rumo a um futuro (que se pode imaginar holográfico) convergente entre a difusão de eventos, teatro, ópera, cinema e jogos. Com a rápida evolução tecnológica, estamos diante da possibilidade de se pensar as implicações estéticas do atual cinema 3D, e qual seria daqui em diante a relação entre as noções de cinema e de filme, com relação às novas tecnologias, particularmente com referência à projeção tridimensional.



Resumo Inglês:

Cinematographic art in the 21st century will continue to be produced according to the inherent relation with technology that marks all of its history since 1895. Continuous technical achievements have been present in the social use for a 19th century device all along the 20th century, following specific political and economic conditions. At the present, new tendencies are defined by the concepts of home theater and 3D projection on stadium-like theaters, which point to a radical confluence of the audiovisual possibilities created by digital media, toward a future where the diffusion of events, theater, opera, cinema and games might converge, maybe utilizing holographic imaging. Because of the fast pace of technical evolution, we face now the possibility to consider the aesthetical implications of 3D cinema, and also which would be from now on the relation between the notions of cinema and film regarding new technologies, particularly in reference to three-dimensional projection.