Percebendo o avanço contínuo das tecnologias e o acesso cada vez mais amplo da sociedade ao mundo virtual, e principalmente às redes sociais, objetivamos nesse trabalho analisar a construção da subjetividade em funcionamento nas sociedades a partir dos conteúdos e significados que vão sendo produzidos no jogo da linguagem na mídia, bem como os sentidos dados a eles. Para isso, apropriamo-nos do gênero discursivo charge e as marcas das subjetividades dos sujeitos enunciadores divulgadas no Facebook por meio dos comentários. Para fins metodológicos, coletamos as charges e os comentários/enunciados publicados na página Humor Inteligente. Embasamo-nos teoricamente em Bakhtin (1997) para os gêneros do discurso, Araújo & Leffa (2016) para pesquisa das redes sociais; Rojo & Barbosa (2015) para Hipermodernidade e Gêneros discursivos, Possenti (2014) para a linguagem humorística, Amaral et al (2013), Orlandi (2007), Brandão (2012) para Análise do Discurso e Benveniste (2005) para subjetividade, entre outros. Os resultados revelam-nos que os componentes do gênero discursivo charge como a ironia, inteligência, sagacidade e humor, contribuem para a construção da subjetividade dos usuários que ao produzirem os efeitos de sentido comentam/enunciam marcando linguisticamente (ou não) a sua subjetividade. Isso comprova o pensamento de Benveniste (1958) sobre a linguagem ser a possibilidade da subjetividade.
In view of the continuous advancement of technologies and the increasing access of society to the virtual world, and especially to social networks, this paper aims to analyze the construction of subjectivity in operation in societies from the content and meanings that are produced in the game of language in the media, as well as the senses given to them. For this, we take the discursive charge genre and the marks of the subjectivities of the subject enunciators published in Facebook through the comments. For methodological purposes, we collect the cartoons and the comments / statements published on the Intelligent Humor page. We base ourselves theoretically on Bakhtin (1997) for the genres of discourse, Araújo & Leffa (2016) for social network research; Rojo and Barbosa (2015) for Hypermodernity and Discursive Genres, Possenti (2014) for humorous language, Amaral et al (2013), Orlandi (2007), Brandão (2012) for Speech Analysis e Benveniste (2005) for subjectivity, among others.The results reveal that the components of the discursive genre, such as irony, intelligence, wit and humor, contribute to the construction of the subjectivity of users who, by producing the effects of sense, comment / enunciate linguistically (or not) their subjectivity.This proves Benveniste's (1958) thinking about language as the possibility of subjectivity.