Desde a inserção das discussões feministas na esfera acadêmica, os estudos sobre as questões de gênero vêm sendo abordados sob os mais diversos aspectos na academia. Contudo, algumas feministas questionaram e/ou chamaram a atenção para o foco direcionado de muitas das pesquisas existentes, fazendo uma crítica implícita quanto à ausência de uma discussão maior em relação à produção de escritoras negras (CAMPOS, 1997), por exemplo, assim como outras pesquisadoras enfatizam a parca quantidade de estudos abarcando gênero, raça e classe no Brasil (CALDWEL, 2000; CARNEIRO, 1994, 2002). Com o intuito de (com)provar a necessidade de incluir raça às discussões sobre gênero, além de tentar responder quem é, como está e onde está a mulher negra no contexto social e literário no Brasil, a proposta desse estudo é discorrer sobre gênero e raça para, em seguida, analisar a representação de raça e gênero nas obras Úrsula (2004); Ponciá Vicêncio (2003) e Becos da memória (2006); As mulheres de Tijucopapo (1982), O lago encantado de Grongonzo (1992) e Obsceno abandono: amor e perda (2002), de Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo e Marilene Felinto, respectivamente.
Palavras-chave: raça, gênero, literatura afro-brasileira.
Since the inception of feminist discussions in the academic sphere, studies on gender issues have been addressed from various aspects in academia. However, some feminists have questioned and/or brought attention to the focus of much of the existing research, making an implicit criticism on the absence of a broader discussion regarding the production of black women writers for example (CAMPOS, 1997), as other researchers emphasize the scant number of studies covering gender, race and class in Brazil (Caldwell, 2000; CARNEIRO, 1994, 2002). With the intention of proving the need to include race in gender discussions and to try to anwer the question of who and where black women are in the literary and social context in Brazil, the purpose of this study is to discuss gender and race and to then analyze the representation of race and gender in the works of Ursula (2004); Poncia Vicencio (2003) and Becos da memória (2006); As mulheres de Tijucopapo(1982), O lago encantado de Grongonzo (1992) and Obsceno abandono, love and loss (2002), by Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo and Marilene Felinto, respectively.
Keywords: race, gender, afro-brazilian literature.