Este artigo é a apresentação dos passos analÃticos desenvolvidos no grupo de pesquisa Música Popular Massiva & MÃdia do Programa de Pós-Graduação em Comunicação eCulturaContemporâneas(UFBA). Apropostaapresentadapressupõeaanálise midiática da música como ponto de partida para a abordagem dos aspectos sociais e culturais dos fenômenos juvenis. Nesse sentido, nosso roteiro envolve os trabalhos de Frith (1998) e suas contribuições para a análise dos gêneros musicais, do ritmo e da performance; a abordagem de Berger (1999) sobre a experiência musical; o caminho interpretativo apontado por Brackett (2000), além das contribuições semióticas de Fabbri (2000) e Verón (1996).
This article presents analytic methods developed within the Research Group on Media & Popular Music (Graduate Program in Contemporary Culture and Communications – Federal University of Bahia – Brazil). The proposed methodology seeks to use the media analysis of pop music as a startingpointforananalysisoftheculturalaspectsofyouth-orientedphenomena. Ourworkwill draw upon the work of Frith (1998) and its contribution to the analysis of musical genres, on the notion of musical experience developed in Berger (1999), on the hermeneutic methods elaborated by Brackett (2000) and on the contributions to musical semiotics developed by Fabbri (2000) and Veron (1996).
Este artÃculo es la presentación de los pasos analÃticos desarrollados en el grupo de investigación de Música Popular Masiva & Medios del Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). La propuesta presentada presupone el análisis mediático de la música como punto de partida para el abordaje de los aspectos sociales y culturales de los fenómenos juveniles. En este sentido, nuestro camino involucra los trabajos de Frith (1998) y sus contribuciones para el análisis de los géneros musicales, del ritmo y de la performance; el abordaje de Berger (1999) sobre la experiencia musical; el camino interpretativo apuntado por Brackett (2000), además de las contribuciones semióticas de Fabbri (2000) y de Verón (1996).
Cet article est la présentation des étapes analytiques développées dans le groupe de recherche sur laMusiquePopulaireMassiveetMediaduProgrammeDoctoraleen CommunicationetCulture Contemporaines (UFBA). La proposition présentée estime que l’analyse médiatique de la musique mange d’un point de départ pour la discussion des aspects sociaux et culturels des phénomènes juvéniles. Dans ce sens, notre texte implique les travaux de Frith (1998) - et ses contributions pour l’analyse des types musicaux, du rythme et de la performance); de Berger (1999) sur l’expérience musicale ; et le chemin interprétatif indiqué par Brackett (2000). L’article met en relief aussi les contributionsdelasemiótique deFabbri(2000)etdeVerón(1996).