Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba-canção

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba-canção

Ano: 2013 | Volume: 15 | Número: 27
Autores: Cláudia Neiva de Matos
Autor Correspondente: Cláudia Neiva de Matos | [email protected]

Palavras-chave: gênero; canção popular; samba; samba-canção.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As operações classifi catórias fundadas na noção de gênero, que atravessa toda a história a crítica literária, suscitam uma problemática específi ca quando aplicadas às formas da canção popular folclórica e mediatizada. Tomando por exemplo os casos do samba e do samba-canção, tento discernir algumas questões e difi culdades que se apresentam ao pesquisador no mapeamento da poética desses materiais. Esse mapeamento deve, por um lado, construir uma visão sistêmica que articule de modo objetivo e consistente as várias dimensões culturais e semióticas do material; por outro lado, não pode desconsiderar a relevância de denominações e circunscrições temáticoestilísticas consagradas pelo uso corrente. Nesse âmbito de questões, serão consideradas propostas de estudiosos como Dan Ben Amos, Carlos Sandroni, José Ramos Tinhorão, Beatriz Borges e Luiz Tatit.



Resumo Inglês:

When classifying operations founded on the gender notion —which permeates the whole literary criticism— are applied to forms of folk and mediated popular music, a specifi c problem arises. In the case of Brazilian samba and samba-canção, I try to put some questions and diffi culties that the researcher faces in mapping this subjectmatt er’s poeticalness. On the one hand this mapping must build a systemic vision that articulates objectively and consistently samba and samba-canção’s semiotic and cultural dimensions, but on the other hand it must include the relevance of thematic, stylistic denominations and circumscriptions currently used. In so doing, I consider the studies of Dan Ben Amos, Carlos Sandroni, José Ramos Tinhorão, Beatriz Borges and Luiz Tatit, among others.