Gênese do “Espírito Ético” na Filosofia do Espírito de Jena

Cadernos De Ética E Filosofia Política

Endereço:
AV. PROF. LUCIANO GUALBERTO, 315 - CIDADE UNIVERSITáRIA
São Paulo / SP
Site: http://www.fflch.usp.br/df/cefp/
Telefone: 11-3091-3761
ISSN: 15170128
Editor Chefe: Maria das Graças de Souza
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Gênese do “Espírito Ético” na Filosofia do Espírito de Jena

Ano: 2007 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Erick Calheiros de Lima
Autor Correspondente: Erick Calheiros de Lima | [email protected]

Palavras-chave: consciência, eticidade, intersubjetividade, filosofia do espírito, substância

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho pretende investigar a gênese do espírito
ético em textos de Hegel do período de Jena. Recorrendo à filosofia do
espírito de 1803/04, pretende-se explicitar, primeiramente, a partir da
compreensão da consciência como “meio” (Mitte), pressupostos metodológicos
para a estruturação do desenvolvimento conceitual da eticidade
como uma teoria da formação da consciência; e, em seguida,
interpretar a gênese do espírito ético a partir da “luta por reconhecimento”
como articulação de sua constituição intersubjetiva e da relação
entre indivíduo e substância ética. Finalmente, partindo da compreensão
da razão prática como eticidade, oferecida por Hegel na Fenomenologia,
pretende-se mostrar que Hegel manteve, além da conexão entre
desenvolvimento conceitual da eticidade e teoria da consciência, aquela
dupla direção da gênese do espírito ético.



Resumo Inglês:

This paper intends to investigate the development of the
“ethical spirit” in Hegel’s Jena writings. Based on Hegel’s notion of consciousness
as “middle” (Mitte), discussed in the philosophy of the spirit
(1803/04), the task is firstly to analyze the methodological conditions for
the foundation of ethical life’s unfolding on a consciousness theory.
Then the aim is to consider the development of ethical spirit as a movement
in which its intersubjective constitution and the relation of the individual
to the ethical substance are articulated. Finally, starting with
Hegel’s conception of practical reason as ethical life, delineated in the
Phenomenology, I argue that, besides the connection between consciousness
theory and conceptual development of ethical life, Hegel maintained
that two-fold constitution of the ethical spirit.