A gênese literária e filosófica da Apolitia na Civitas Homines do medievo cristão: uma interpretação arendtiana

Revista Ágora

Endereço:
Avenida Fernando Ferrari 514 - Goiabeiras
Vitória / ES
29075910
Site: http://periodicos.ufes.br/agora/index
Telefone: (27) 4009-7723
ISSN: 1980-0096
Editor Chefe: Adriana Pereira Campos e Kátia Sausen da Motta
Início Publicação: 01/01/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

A gênese literária e filosófica da Apolitia na Civitas Homines do medievo cristão: uma interpretação arendtiana

Ano: 2019 | Volume: 30 | Número: Não se aplica
Autores: Diego Avelino de Moraes Carvalho
Autor Correspondente: D. A. de M. Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Apolitismo, Temporalidade, Medievalismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse artigo é a partir da história dos conceitos, ideias e mentalidades, compreender a gênese do apolitismo no mundo medieval cristão a partir de uma interpretação da Civitas Dei agostiniana enquanto fonte literária. De modo geral, as questões que permearão o curso desse trabalho se direcionam para as seguintes indagações: 1) de que modo se deu uma completa mudança de paradigma existencial-político nesta passagem da Antiguidade Clássica para a Idade média?; 1.1) Estaria tal cisão fundada numa mudança de compreensão filosófica, engendrada pelo cristianismo, quanto à perspectiva de (re)configuração do mundo político e do papel do indivíduo/cidadão nesse contexto?; 1.1.2) Se sim, a partir de quais referências teórico-teleológicos se fundamentou tal mudança? De modo a problematizar (responder?) tais indagações, esse trabalho terá como referência um diálogo em torno do pensamento de Hannah Arendt, Max Weber e  Reinhart Koselleck.



Resumo Inglês:

The aim of this article is to start from the history of concepts, ideas and mentalities, to  understand  a  religion  of  apolitism  in  the  medieval  Christian  world  from  the  reading  of  Hannah Arendt, which defines sources and literary and philosophical classics of the medieval ages. In general, as questions that allow the execution or the progress of this work to the following questions: 1) what mode gave a complete change of existential-political paradigm in this passage from Classical Classics to the Middle Ages? 1.1) Would it be as a decision of change  of  philosophical  understanding,  engendered  by  Christianity,  with  perspective  of  (re)  configuration of the political world and the role of the individual / citizen in this context? 1.1.2) If so, from which theoretical-teleological references are the changes based? In order to problematize (answer?) such questions, this work will refer to a dialogue around the thinking, especially of Hannah Arendt, seconded by Max Weber and Reinhart Koselleck