Embora ainda seja recorrente a questão sobre ser adequado, ou não, considerar games (jogos digitais) como formas de arte, o presente artigo tangencia esta discussão por considerar que as relações entre a produção e veiculação de games e os conceitos vinculados a produção e veiculação da arte são mais relevantes para uma compreensão dos significados culturais e artísticos desta nova linguagem criativa. No recorte aqui determinado, o artigo tece considerações sobre as rela- ções entre games que possuem gráficos abstratos e os conceitos de abstração na teoria e prática de arte, mais especificamente as que animaram o surgimento da pintura abstrata com os movimentos de vanguarda, no começo do século XX; como nas teorias desenvolvidas por Wassily Kandinsky e Piet Mondrian, que permaneceram sempre concomitantes às suas práticas. Por fim, estabelece uma análise dos games Super Hexagon e 140 em relação às considerações apontadas.
Even that the question about that if should or not consider games (digital games) an art form still recurrent, the present article touches this discussion by considering the relationship between production and broadcasting of games and concepts linked to production and placement of art are most relevant to an understanding of cultural and artistic significance of this new creative language. Here in particular cut, the article reflects the relationship between games that have abstract graphics and abstract concepts in the theory and practice of art, more specifically the ones that inspired the emergence of abstract painting with the avant-garde movements, in the beginning of the 20th century; like in the theories developed by Wassily Kandinsky and Piet Mondrian, which ones always remained concomitant to their practices. Finally, it establishes an analysis of games Super Hexagon and 140 regarding the considerations identified.