Game-art: considerações sobre a presença de grafitti em games digitais

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Game-art: considerações sobre a presença de grafitti em games digitais

Ano: 2014 | Volume: 9 | Número: 12
Autores: Jordi Angelo Timón Frias, Antonio Carlos Vargas
Autor Correspondente: Antonio Carlos Vargas | [email protected]

Palavras-chave: artes visuais, jogos digitais, graffiti, imersão virtual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta algumas considerações sobre as relações entre arte e game digital, fazendo para tal uma observação sobre a presença do graffiti em games de ação. O estudo é parte de uma investigação sobre as relações ontoló- gicas entre arte e games digitais e busca compreender como o grafitti opera dentro de alguns jogos, e se aquele é capaz de potencializar a imersão visual dentro da paisagem virtual. A pesquisa adota uma abordagem fenomenológica e toma o conceito de flâneur para estabelecer uma conexão entre a proposta conceitual dos games e o comportamento do jogador. Para isso são considerados autores que pensam tanto o graffiti como o game enquanto linguagens próprias com forte propensão artística. O estudo relaciona e analisa tanto modalidades mais descompromissadas como pichações e jogos casuais, quanto as mais elaboradas como grafittis com influencia muralista e games de narrativas que compartilham de elementos da cinematografia.



Resumo Inglês:

The paper presents some considerations on the relations between art and digital game, making a remark on the presence of graffiti in action games. The study is part of an investigation into the ontological relations between art and digital games and seeks to understand how the graffiti operates within a few games, and if that is able to enhance the visual immersion within the virtual landscape. The research adopts a phenomenological approach and take the concept of flâneur to establish a connection between the conceptual proposal of games and player behavior. For this are considered authors think that both the graffiti as the game while own languages with strong artistic propensity. The study relates and analyzes the more uncompromising forms such as graffiti and casual games, as the most elaborate as graffiti muralist with influences and narrativists games that share elements of cinematography.