O presente artigo, é resultado do projeto de pesquisa Games Art – dialogias e respiros, que em seu escopo maior se propõe a investigação histórica e te- órica das fronteiras do conceito arte, na sua relação das artes plásticas com outras linguagens, tais como teatro, cinema, ví- deo, fotografia, imagem digital e design, acolhendo dissertações e teses correlatadas ao tema. Neste, apresentamos o conceito de Gamearte, o jogo digital como obra de arte, e algumas reflexões a partir do mesmo, como as relações entre jogos de mercado, jogos independentes, e jogos criados por pesquisadores em arte. A jogabilidade nos diferentes jogos pesquisados, realidade e virtualidade e os games como baluartes da mudança social, são questões abordadas a partir de autores que já discutem o tema.
The present abstract, is the result of the cientific project, Games Art – dialogies and breathes, in wich in your major scope, proposes the history and theoric investigation of the art concept frontiers, in your relation with the visual arts and others languages, as theater, cinema, video, photography, digital image and design, gathering articles, dissertation and thesis correlated to the topic. Here, we present the concept of gameart, the digital game as work of art, and some reflections of the same, including the relations between commercial games, independent games, and games created by art researches. Gameplay in the researched games, reality and virtuality, and the games as supporter of the social change, are questions from authors that already discuss the theme.