Este artigo tem por objetivo responder à s crÃticas feitas por André Coelho ao artigo “Sobre o Naturalismo em Ética e PolÃticaâ€, avançando uma proposta de naturalização da ética e objetando aspectos de seus questionamentos contra o naturalismo. Apresentamos duas propostas para a naturalização da ética: a primeira é um critério evolucionário para a demarcação de normas éticas e não éticas, que forneça uma forma de teoria da verdade como correspondência para a ética à luz da sua função na evolução humana; a segunda, é a proposta de Owen Flanagan para tornar a ética normativa parte da ecologia humana, determinando que normas éticas são mais bem-sucedidas na promoção do bem-estar humano, considerados aqueles objetivos inerentes aos sistemas motivacionais do Homo Sapiens. Abordamos os questionamentos de André Coelho à filosofia de Willard Van Orman Quine, sua distinção entre pretensão forte e fraca no naturalismo ético e polÃtico, a tese do privilégio epistêmico conferido ao método experimental e da parcialidade ideológica do naturalismo ético-polÃtico ao desenvolvimento histórico do capitalismo liberal. ConcluÃmos que o naturalismo é o mais importante desenvolvimento em filosofia do século XX e que a naturalização de campos filosóficos normativos – desde a ética à filosofia polÃtica – é possÃvel.
This article has, as objective, to respond to the criticals made by André Coelho about the article "About Naturalism in Ethics and Politicals", progressing to a propose of naturalization of ethics and aiming aspects of his questionings against naturalism. We show two proposals to the naturalization of ethics: the first is an evolutionary criteria to the demarcation of ethical norms and non-ethical norms, that gives a form of truth theory as corresponding to the ethics on the lights of its function in human evolution; the second is, the proposal of Owen Flanagan for turning ethical normative as part of human ecology, determining that ethical norms are more well succeed on promoting human well-being, considering those objectives inherents to the motivacional system of Homo Sapiens. We approach the questionings of André Coelho to the philosophy of Willard Van Orman Quine, his distinction between strong and weak pretension to the ethical and political naturalism, the thesis of the epistemical privilege,confered to the experimental method and the ideological partiality of ethical-political
naturalism to the historical developing of liberal capitalism. We conclude that naturalism is the most important developing in the philosophy of the XX century and that the naturalization of normative philosophical camps - from ethics to political philosophy - is possible.