GENTE EM CENA: FRAGMENTOS E MEMÓRIAS DA DANÇA EM GOIÁS

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ISSN: 18076971
Editor Chefe: Alcides Freire Ramos
Início Publicação: 30/09/2004
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: História

GENTE EM CENA: FRAGMENTOS E MEMÓRIAS DA DANÇA EM GOIÁS

Ano: 2010 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Valéria Maria Chaves de Figueiredo
Autor Correspondente: Valéria Maria Chaves de Figueiredo | [email protected]

Palavras-chave: Dança, Memória, Dança Popular Brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho teve como objetivo apresentar a dança como arte da memória, memória
contida nos corpos que dançam. Reconstruímos danças populares de Goiás quase que “esquecidas”,
presentes apenas na memória de antigos moradores da região de Santa Cruz, cidade do Estado de Goiás.
Tivemos como foco a perspectiva da história oral, priorizando a utilização de fontes orais, bem como, o
registro de imagens. A inter-relação com a comunidade manifestou-se como condição fundamental para
se apreender os modos, as histórias, os movimentos, as dramaturgias que marcaram estes cotidianos e sua
arte. Estas danças resistiram na memória de antigos moradores e não encontramos quaisquer registro
sistematizado, mas, continuam vivas na tradição da oralidade. Nossa intenção foi olhar para o corpo como
um texto múltiplo e constituído de história e memória. É a presença de uma multiplicidade de diálogos e a
dança como campo de conhecimento polissêmico. Nosso referencial teórico dialogou com diversos
autores, entre eles Alessandro Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, entre outros.



Resumo Inglês:

This study aimed to present the dance as an art of memory, memory contained in the
bodies that dance. Rebuild popular dances of Goiás almost "forgotten", present only in memory of former
residents of the region of Santa Cruz, city of the State of Goiás We had a focus on the perspective of oral
history, emphasizing the use of oral sources as well as the registration of images. The inter-relationship
with the community expressed itself as a key to learn the ways, the stories, the movements, the drama that
marked the daily life and his art. These dances survived in memory of former residents and did not find
any systematic record, but still live in the tradition of orality. Our intention was to look at the body as a
text consisting of multiple and history and memory. It is the presence of a multiplicity of dialogues and
dance as a field of knowledge polysemous. Our theoretical framework spoke with several authors, among
them Alessandro Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, among others.