Tendo como referencial teórico a relação dialética entre a infraestrutura material e a superestrutura ideológica do materialismo histórico, esta pesquisa procurou identificar as mestiçagens geradas no ethossócio-histórico-religioso-cultural barroco da Nova Espanha, tanto nos aspectos sociais como na esfera ideológica-espiritual Do ponto de vista espiritual, a geografia sagrada indígena, que sustentara a dualidade masculino-feminina das divindades otomí-aztecas, perde sentido com a apropriação “criolla” da devoção à Virgem de Guadalupe. O princípio feminino da Grande Mãe passa a atuar como mediador entre as civilizações, enquanto a presença das mulheres indígenas na intimidade da casa “gachupina” foi, por muitos indícios, a ponte cultural que manteve parte da tradição material da cultura indígena. Por outro lado, a arquitetura religiosa revela a discrepância entre a idealização do feminino e o tratamento dispensado às mulheres reais.
Taking as theoretical references the dialectical relationshipbetween material infrastructure and ideological superstructure of historic materialism, this research on social-historic-religious-cultural Nueva España baroque ethos, aimed to identify the miscegenation generated both in social aspects as in ideological/spiritual spheres. From the spiritual point of view, the indigenous sacred geography that sustained the masculine-feminine duality of the Otomi-Aztec divinities, loses its meaning as long as the “criollos” recognizing their own spiritual identity in the devotion to the Virgin of Guadalupe. The feminine principle of the Great Mother starts to act as a mediator between incompatible worldviews, while the presence of indigenous women in the intimacy of the “gachupina” house was, by many signs, a cultural bridge that maintains part of the indigenous material tradition. On the other hand, religious architecture reveals a discrepancy between the idealization of the feminine and the treatment given to the real women.
Tomando como referentes teóricos las relaciones dialécticas entre la infraestructura material y la superestructura ideológica del materialismo histórico, esta investigación buscó identificar los mestizajes generados en el ethossocio-histórico-religioso-cultural barroco de la sociedad novohispana, a la vez en los aspectos societariosque en el ideológico-espiritual.Del punto de vista espiritual, la geografía sagrada indígena, que sostuviera la dualidad masculino-femenina de las deidades otomí-aztecas, pierde su sentido con la apropiación criolla de la devoción a la Virgen de Guadalupe. El principio femenino de la Gran Madre actúa como mediador entre las civilizaciones, mientras que la presencia de mujeres indígenas en la intimidad de la casa “gachupina” fue, por muchos indicios, el puente que mantuvo parte de la cultura material indígena. Por otro lado, la arquitectura religiosa novohispana revela la discrepancia entre la idealización de lo femenino y el tratamiento que se les da a las mujeres reales.