A geometria do poder: a festa colonial nas paisagens de Frans Post

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ISSN: 2177-6644
Editor Chefe: Oseias de Oliveira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

A geometria do poder: a festa colonial nas paisagens de Frans Post

Ano: 2014 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Francisco Isaac D. de Oliveira
Autor Correspondente: OLIVEIRA, F. I. D. de. | [email protected]

Palavras-chave: Frans Post; Festa; Gilberto Freyre; Brasil holandês.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Durante o século XVII, a região norte da América portuguesa foi invadida e conquistada pela República dos Países Baixos. Frans Post (1612-1680), pintor de paisagens coloniais, representou amplamente a paisagem colonial holandesa durante e posterior a sua estadia na colônia que foi de sete anos (1637-1644). A metodologia proposta neste trabalho é aliar representações pictóricas por meio das telas Vista das ruínas de Olinda (sem data) e Engenho (1660) com os textos de Gilberto Freyre, Sandra J. Pesavento e Jacques Leenhardt, para assim, montarmos um pensamento em que a tríade Casagrande, Capela e Engenho, primeiramente apresentada pelo sociólogo e historiador Gilberto Freyre no seu livro Nordeste (1937) torna-se um sistema simbólico do poder colonizador e atua como controlador social do espaço, logo impedindo ou controlando muitas vezes a promoção das festas coloniais.



Resumo Inglês:

During the seventeenth century, the northern Portuguese America was invaded and conquered by the Netherlands. Over this period,Frans Post (1612-1680), a colonial landscape painter, has represented broadly landscapes of Dutch colony during and from the later your stay of seven years (1637-1644) in those lands. The methodology proposed in this paper is to ally pictorial representations on canvases Views of the Ruins of Olinda (undated) and Sugar Mill (1660), both by Frans Post, with texts by Gilberto Freyre, Sandra J. Pesavento and Jacques Leenhardt, in order to construct a thought in witch the triad Big House, Chapel and Sugar Mill, first introduced by sociologist Gilberto Freyre in his book The Northeast: Aspects of Sugarcane Influence on Life and Landscape (1937), becomes a symbolic system of the colonizing power and acts as social controller of space, often managing, or sometimes preventing, the realization of colonial parties.



Resumo Espanhol:

Durante el siglo XVII, el norte de América portuguesa fue invadida y conquistada por la República de los Países Bajos. Frans Post (1612-1680), pintor de paisajes coloniales, ampliamente representado el paisaje colonial holandés durante y después de su estancia en la colonia que tenía siete años (1637-1644). La metodología propuesta en este trabajo es la combinación de representaciones pictóricas a través de la Mirada de las ruinas de Olinda (sin fecha) y Ingenio (1660) con textos de Gilberto Freyre, Sandra J. Pesavento y Jacques Leenhardt, así quecreóun pensamiento a donde tríada Casa Grande, Capilla y Ingenio, presentó por primera vez por el historiador y sociólogo Gilberto Freyre en su libro Nordeste (1937), se convierte en un sistema simbólico del poder colonizador y actúacomoel controlador de espacio social, entonces prevenir o controlar a menudo la promoción partidos coloniales.