Geotecnologias Aplicada ao Planejamento Urbano: Um Estudo de Caso Sobre a Acessibilidade na Comunidade Alto Bela Vista, Pacoti - Ceará.

Revista de Geociências do Nordeste

Endereço:
Rua José Gregório - Penedo
Caicó / RN
59300000
Site: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/index
Telefone: (84) 9603-8104
ISSN: 2447-3359
Editor Chefe: Marco Túlio Mendonça Diniz
Início Publicação: 30/06/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia

Geotecnologias Aplicada ao Planejamento Urbano: Um Estudo de Caso Sobre a Acessibilidade na Comunidade Alto Bela Vista, Pacoti - Ceará.

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: Especial
Autores: L. F. X. Valdivino, L. S. Matos, F. L. S. Oliveira
Autor Correspondente: L. F. X. Valdivino | [email protected]

Palavras-chave: Geoprocessamento, planejamento urbano, acessibilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem por objetivo principal utilizar-se das técnicas de geoprocessamento aplicado na identificação de áreas com acessibilidade comprometida na Comunidade Alto Bela Vista, no município de Pacoti, Ceará. A pesquisa foi operacionalizada através de levantamentos e revisão bibliográfica e atividades de campo. Além da utilização do Software Google Earth Pro para identificação das residências. Visando nortear a população e as autoridades acerca das condições de acessibilidade na comunidade Alto Bela Vista e as principais barreiras urbanísticas enfrentadas pela população, em especial as pertencentes ao grupo de pessoas mais vulneráveis como crianças menores de dez anos, idosos com mais de sessenta anos e pessoas com dificuldade de locomoção, foi apresentado um panorama atual das condições de acessibilidade na comunidade, sendo quantificado o número de moradores que são afetados pela precária infraestrutura urbana do bairro. Além disso, constatou-se que na comunidade Alto Bela Vista verificou-se que a precária situação da infraestrutura urbana não vêm atendendo de forma hábil aos moradores, em especial os mais vulneráveis, que representam 13,6% da população residente na comunidade. Por fim, vale ressaltar que o presente estudo encontra-se em estágio inicial, evidenciando-se a necessidade de prosseguir com as análises pertinentes ao planejamento urbano atrelado as geotecnologias.