O circo contemporâneo, baseando-se em práticas e aparelhos tradicionais e em várias de suas convenções espetaculares, enfatiza a performance de feitos humanos acrobáticos excepcionais, a engenhosidade ou a inventividade espetacular, muitas vezes contraintuitivas. O contemporâneo não é necessariamente avant-garde, mas definir os contornos e o ethos da contemporaneidade do circo ajuda a explorar suas manifestações de vanguarda. Há exemplos nas fronteiras, onde coexistem circo e dança, o burlesco, arte performática, não-atuação e engajamento político. A maioria das práticas avant-gardesão apresentadas em festivais internacionais. Elas não estão fora das normas, elas as estabelecem. Este artigo explora a interseção e, às vezes, complicada coabitação entre a concepção do contemporâneo e da vanguarda na prática e na recepção do circo atual. Primeiro, a contemporaneidade no circo de hoje é definida e contextualizada, propõe-se uma dialética do circo contemporâneo e conclui-se com propostas da vanguarda e como elas se relacionam com nossa compreensão atual do circo.
Contemporary circus, drawing on traditional practices, apparatuses, and a number of their spectacular conventions, emphasises the performance of exceptional human acrobatic feats, ingenuity, or spectacular, often counter-intuitive inventiveness. The contemporary is not necessarily of the avant-garde, but defining the contours and ethos of circus’s contemporaneity help explore its manifestations of the avant-garde. There are examples on the edges, where circus and dance, burlesque, performance art, non-acting and political engagement coexist. Most of the avant-garde practices are featured at international festivals. They are not outside of the norms, they actually set them. This chapter explores the intersection and, at times, complicated cohabitation between conception of the contemporary and of the avant-garde in current circus practice and reception. It first defines and contextualises contemporaneity in today’s circus, then proposes a dialectics of contemporary circus and concludes with enactments of the avant-garde and how they relate to our current understanding of circus.
El circo contemporáneo, basándose en prácticas tradicionales, aparatos y varias de sus convenciones espectaculares, enfatiza la realización de hazañas acrobáticas humanas excepcionales, el ingenio o la inventiva espectacular, a menudo contraria a la intuición. Lo contemporáneo no es necesariamente avant-garde, pero definir los contornos y el espíritu de la contemporaneidad del circo ayuda a explorar sus manifestaciones de vanguardia. Hay ejemplos en los bordes, donde coexisten el circo y la danza, el burlesque, las performances, la no actuación y el compromiso político. La mayoría de las prácticas de vanguardia se presentan en festivales internacionales. No están fuera de las normas, en realidad las establecen. Este artículo explora la intersección y, en ocasiones, complicada convivencia entre la concepción de lo contemporáneo y de la vanguardia en la práctica y recepción del circo actual. Primero define y contextualiza la contemporaneidad en el circo de hoy, luego propone una dialéctica del circo contemporáneo y concluye con representaciones de la vanguardia y cómo se relacionan con nuestra comprensión actual del circo.