GETTING INEBRIATED IN THE TAVERN: REMINISCENCES OF POE IN ÁLVARES DE AZEVEDO

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

GETTING INEBRIATED IN THE TAVERN: REMINISCENCES OF POE IN ÁLVARES DE AZEVEDO

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Lucélia Magda Oliveira da Silva, Naiara Sales Araújo
Autor Correspondente: Lucélia Magda Oliveira da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Edgar Allan Poe. Álvares de Azevedo. Romanticism. Noite na Taverna.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No  século  XVIII  teve  início  na  Europa  o  Romantismo, que  tinha  como  principal característica  a  valorização  das  emoções,  buscando  realizar  uma  crítica  social.  Na  América,  o Romantismo instaurou-se, principalmente, nos Estados Unidos, onde Edgar Allan Poe foi um dos expoentes, cujas obras pessimistas e macabras foram traduzidas por Baudelaire; e, posteriormente, no Brasil, a necessidade de construir uma literatura que tivesse nacionalidade própria, ainda que sob influência dos moldes franceses. Desse modo, as traduções dos contos poe anos realizadas por Baudelaire  chegaram  ao  Brasil  e  serviram  de  inspiração  para  diversos  autores  já  consagrados. Observando aspectos que são concomitantes nas prosas de Poe e Álvares de Azevedo, cuja Noite na Taverna é considerada uma das primeiras obras de literatura fantástica no Brasil, este trabalho visa  a  verificar  a  possível  influência  do  autor  estadunidense  sobre  o  brasileiro,  valendo-se  de estudos realizados por Alfredo Bosi, Antônio Candido, Todorov e Roas, bem como críticas literárias consolidadas sobre Edgar A. Poe.



Resumo Inglês:

Romanticism, initiated in eighteenth-century Europe, had, among other characteristics, the overestimation of emotions and the elaboration of a social critique based on pre-defined customs and values. In America, Romanticism established itself, primarily, in the United States, where Edgar Allan Poe was one of its main figures, whose pessimist and macabre works were translated by Baudelaire; and, afterwards, in Brazil, the need to build a literature that had its own nationality, even if still under the influence of the French molds. Therefore, the translations of Poe’s tales made by Baudelaire came to Brazil and served as inspiration for many established authors. By observing concomitant aspects in the prose of both Poe and Álvares de Azevedo, whose work Noite na Taverna (1997) is regarded as one of the first pieces of fantastic literature in Brazil, our article aims to verify the possible influence of the American author on the work of Azevedo, using the studies held by Alfredo Bosi, Antônio Candido, Todorov and Roas, as well as consolidated literary reviews on Edgar A. Poe.