Ginástica para Todos e cultura popular: (re)conhecimento e valorização de manifestações populares

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ISSN: 1983-9030
Editor Chefe: Alcides José Scaglia
Início Publicação: 31/12/1987
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Educação física

Ginástica para Todos e cultura popular: (re)conhecimento e valorização de manifestações populares

Ano: 2022 | Volume: 20 | Número: Não se aplica
Autores: P. Lopes, M. V. Carbinatto
Autor Correspondente: P. Lopes | [email protected]

Palavras-chave: Ginástica, Cultura, Cultura popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetivo: analisar o conhecimento sobre cultura e manifestações populares regionais em um grupo de Ginástica para Todos (GPT) vinculado a uma extensão universitária que propôs dialogar com as referidas temáticas quando da composição de uma coreografia. Metodologia: aplicaram-se dois questionários com perguntas abertas e fechadas no início e término do semestre, aos 32 integrantes participantes do projeto que foram analisados por tabulação simples e Análise Temática. Resultados e discussão: sobre o conhecimento acerca das culturas populares regionais, os integrantes citaram 53 tipos de manifestações no questionário pré-projeto, sendo os locais onde tomaram conhecimento também variados (18). Após participação no projeto, esses números foram maiores: 71 manifestações das culturas populares regionais reconhecidas em 24 locais diferentes (aumento de 33% e 30% respectivamente). Comparativamente, o conceito de cultura popular incorporou questões pessoais, mas também amenizou a sua relação com a baixa condição socioeconômica. Conclusões: propostas de GPT podem promover espaços tanto para discussão sobre a diversidade da cultura regional, quanto para o fomento de experiências de produção e recepção (ativa) artística, auxiliando não só na disseminação cultural, mas também no processo de superação e autovalorização pelo caminho do fortalecimento da cultura.



Resumo Inglês:

Objectives: to analyze the knowledge about culture and popular regional manifestations in a group of Gymnastics for All (GfA) linked to a university extension that proposed to dialogue with these themes when composing a choreography. Methodology: two questionnaires with open and closed questions were applied at the beginning and end of the semester, to the 32 members participating in the project, which were analyzed by simple tabulation and Thematic Analysis. Results and discussion: regarding knowledge about regional popular cultures, the members mentioned 53 types of manifestations in the pre-project questionnaire, and the places where they learned were also varied (18). After participating in the project, these numbers were higher: 71 manifestations of popular regional cultures recognized in 24 different locations (increase of 33% and 30% respectively). Comparatively, the concept of popular culture incorporated personal issues, but also softened its relationship with low socioeconomic status. Conclusion: GfA proposals can promote spaces both for discussion about the diversity of regional culture and for the promotion of experiences of (active) artistic production and reception, helping not only in cultural dissemination, but also in the process of overcoming and self-appreciation through the path of strengthening of culture.



Resumo Espanhol:

Objetivo: analizar los saberes sobre cultura y manifestaciones populares regionales en un grupo de Gimnasia para Todos (GPT) vinculado a una extensión universitaria que se proponía dialogar con estos temas al componer una coreografía. Metodología: se aplicaron dos cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas al inicio y al final del semestre, a los 32 integrantes participantes del proyecto, los cuales fueron analizados mediante tabulación simple y Análisis Temática. Resultados y discusión: en cuanto al conocimiento sobre las culturas populares regionales, los integrantes mencionaron 53 tipos de manifestaciones en el cuestionario del anteproyecto, siendo también variados los lugares donde aprendieron (18). Luego de participar en el proyecto, estos números fueron mayores: 71 manifestaciones de culturas populares regionales reconocidas en 24 localidades diferentes (aumento del 33% y 30% respectivamente). Comparativamente, el concepto de cultura popular incorporó cuestiones personales, pero también suavizó su relación con el nivel socioeconómico bajo. Conclusión: las propuestas de GPT pueden promover espacios tanto para la discusión sobre la diversidad de la cultura regional como para la promoción de experiencias de producción y recepción artística (activa), ayudando no solo en la difusión cultural, sino también en el proceso de superación y autovaloración a través del camino de fortalecimiento de la cultura.