Este trabalho intenta analisar a atuação do escritor e intelectual Graciliano Ramos, que seinsere no denominado “Romance de 30” da Literatura Brasileira do século XX, fazendo umrecorte ao destacar a narrativa Memórias do cárcere (1953). Tenciona-se enfocar a obra doautor alagoano à luz da teoria do crítico, escritor e filósofo alemão Walter Benjamin, acercado “Conceito de História”, mostrando como a obra de Graciliano Ramos pode ser vista comoum exemplo de escrita cuja postura narrativa assumida é a de colocar-se ao lado dosoprimidos, numa época em que a arte tinha relação com o modo como deveria ser entendido oprocesso de modernização do país, que buscava uma posição diante dessa modernidade e quese apresentava como um grande desafio para os intelectuais brasileiros.
This paper intends to analyze the role of the writer and intellectual Graciliano Ramos, who is part of the so - called "Romance de 30" of Brazilian literature of the twentieth century, causing a cut to hig hlight the narrative Memórias do cárcere (1953). It is intended to focus the work of the author of Alagoas in the light of critical theory, German writer and philosopher Walter Benjamin, regarding the "Concept of History", showing how the work of Graciliano Ramos can be seen as an example of writing whose narrative stance taken is to put to the side of the oppressed, at a time when art was related to the way it should be understood the process of modernization of the country, seeking a position on this mode rn world and which presented itself as a major challenge for Brazilian intellectuals .