Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente

DESIDADES

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ISSN: 23189282
Editor Chefe: Lúcia Rabello de Castro
Início Publicação: 31/12/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 32
Autores: F. Souza, B. Becker, I. D. Bichara,
Autor Correspondente: F. Souza | [email protected]

Palavras-chave: Brincadeira, Adolescência, Territórios lúdico-interacionais, Cultura lúdica, Adolescência e redes de amizade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A brincadeira é um conjunto de comportamentos adaptados, altamente complexo e multifacetado, que já fazia parte do repertório dos primeiros grupos humanos de caçadores e coletores. É importante conhecer o contexto de ocorrência desses comportamentos e, consequentemente, as concepções de espaço, lugar e território onde as relações lúdicas acontecem. Este artigo descreve um estudo exploratório sobre as concepções do brincar, os lugares de brincadeira e a constituição dos territórios lúdico-interacionais presentes nas práticas lúdicas dos adolescentes e seus companheiros de brincadeira. Os participantes deste estudo, ao responderem um questionário on-line, forneceram dados sobre sua percepção da importância das brincadeiras para o estabelecimento e a manutenção das relações de amizade, do desenvolvimento físico e cognitivo. A diversão e a descontração foram indicadas como características das interações lúdicas na escola, na casa dos amigos e na própria casa. Discutiu-se a significância do contexto de interação lúdica, formado por espaços e por pessoas. Palavras-chave: brincadeira, adolescência, territórios lúdico-interacionais, cultura lúdica, adolescência e redes de amizade.



Resumo Inglês:

Play is a set of adapted behaviors, highly complex and multifaceted, which was already part of the repertoire of the first human groups of hunters and gatherers. It is important to know the context in which these behaviors occur and, consequently, the conceptions of “space”, “place”, and “territory” where play relations take place. This article describes an exploratory study on the conceptions of play, the places of play, and the constitution of play-interactional territories present in the play practices of adolescents and their playmates. The participants of this study, by answering an online questionnaire, provided data on their perception of the importance of play for the establishment and maintenance of friendship relationships, physical and cognitive development. Fun and relaxation were indicated as characteristics of play interactions at school, at friends’ homes, and at home. The significance of the context of playful interaction, formed by spaces and people, was discussed.



Resumo Espanhol:

El juego es un conjunto de comportamientos adaptados, muy complejos y polifacéticos, que ya formaba parte del repertorio de los primeros grupos humanos de cazadores y recolectores. Es importante conocer el contexto en el que se producen estos comportamientos y, en consecuencia, las concepciones de “espacio”, “lugar” y “territorio” donde se producen las relaciones de juego. Este artículo describe un estudio exploratorio sobre las concepciones del juego, los lugares de juego y la constitución de territorios lúdico-interaccionales presentes en las prácticas lúdicas de los adolescentes y sus compañeros de juego. Los participantes en este estudio, mediante la respuesta a un cuestionario online, aportaron datos sobre su percepción de la importancia del juego para el establecimiento y mantenimiento de las relaciones de amistad y el desarrollo físico y cognitivo. La diversión y la relajación se indicaron como características de las interacciones lúdicas en la escuela, en casa de los amigos y en el hogar. Se habló de la importancia del contexto de la interacción lúdica, formado por espacios y personas.