Grandeza e experiência trágica no afrobeat de Fela Kuti

Revista Trágica

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ISSN: 19825870
Editor Chefe: André Martins
Início Publicação: 31/05/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Grandeza e experiência trágica no afrobeat de Fela Kuti

Ano: 2013 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Rodrigo dos Santos
Autor Correspondente: R. Santos | [email protected]

Palavras-chave: grandeza; música; experiência trágica; Fela Kuti; afrobeat

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A criação do estilo musical denominado afrobeat, que ocorreu na Nigéria na década de 1970, gerou um grande impacto cultural na sociedade nigeriana, chegando a reverberar nas experiências de diversos artistas africanos, norte-americanos e brasileiros. Consolidando-se como um novo gênero musical que integrava elementos da tradição yorùbá com elementos da música ocidental, o afrobeat ainda serviu de base para a projeção de valores estéticos antagônicos ao modelo europeu de pensamento. Além disso, formulou-se paralelamente ao projeto estético musical do afrobeat um projeto de renovação dos valores culturais vigentes nas sociedades africanas, altamente influenciadas pela presença muçulmana e do cristianismo na região. A dimensão filosófica dessa renovação dos valores pode ser compreendida a partir de uma relação com Burckhardt e Nietzsche, considerados como pensadores que promoveram, em suas respectivas áreas, o estabelecimento de uma reflexão crítica da modernidade. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem da experiência da grandeza em Fela Anikulapo-Kuti, o criador do afrobeat, a partir de uma interpretação das noções de grandeza histórica, segundo Burckhartd, e de sensação autêntica e experiência trágica, conforme a formulação nietzschiana.



Resumo Inglês:

The creation of the musical style called Afrobeat, which occurred in Nigeria in the 1970s, has generated a great cultural impact on Nigerian society, coming to reverberate in the experiences of many African, American and Brazilian artists. Establishing itself as a new musical genre which incorporated elements of Yoruba tradition with elements of Western music, afrobeat also served as the basis for the projection of aesthetic values antagonistic to the European pattern of thought. Additionally, it was formulated in parallel to the afrobeat musical aesthetic project another project of renovation of the cultural values prevailing in African societies, heavily influenced by the Muslim and the Christian presence in the region. The philosophical dimension of this renovation of values can be understood from a relationship with Burckhardt and Nietzsche, considered as thinkers who promoted in their respective areas the establishment of a critical reflection of modernity. The objective of this paper is to present an approach to the experience of greatness in Fela Anikulapo-Kuti, the creator of afrobeat, from an interpretation of the notions of historical greatness, according to Burckhartd, and authentic feeling and tragic experience, in accordance to the Nietzschean formulation.