GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940)

Revista de Estudos Interdisciplinares

Endereço:
Rua Lauro Linhares - Trindade
Florianópolis / SC
88036001
Site: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/index
Telefone: (48) 9192-0889
ISSN: 2674-8703
Editor Chefe: Ewerton da Silva Ferreira
Início Publicação: 27/07/2020
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940)

Ano: 2023 | Volume: 5 | Número: 4
Autores: Samanta Vanz
Autor Correspondente: Samanta Vanz | [email protected]

Palavras-chave: Grupo Escolar Municipal, História das instituições, patriotismo, nacionalização do ensino

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é analisar aspectos de patriotismo e da nacionalização do ensino presentes no Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza, inaugurado no distrito de Vila Seca, na área rural do município de Caxias do Sul, RS, em 1940. Utilizando o aporte teórico da História Cultural, este estudo se ampara nos conceitos de história das instituições, de representações e de cultura escolar a partir de Magalhães (2004), Chartier (2002) e Escolano Benito (2021). O percurso metodológico foi fundamentado na análise histórica documental, utilizando documentos como atas de exames finais e fotografias do grupo escolar, circulares expedidas pela Instrução Pública Municipal e jornais da época. A inauguração do Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza foi um fator importante para o processo de interiorização da abertura de grupos escolares, evidenciando as ações governamentais em prol da alfabetização das áreas rurais e da nacionalização do ensino. A representação de uma escola ideal que surgia com o modelo dos grupos escolares era associada à estratégia de disseminação de uma cultura nacionalista, que utilizava o espaço, o programa de ensino, o tempo e os ritos escolares para reforçar aspectos de civismo e de patriotismo.