Hábitos alimentares e suas influências sobre a saúde de hipertensos

Revista Pró-UniverSUS

Endereço:
Av. Exp. Oswaldo de Almeida Ramos, 280 - Bloco 03, 2º Pavimento - Centro
Vassouras / RJ
27700000
Site: http://editora.universidadedevassouras.edu.br
Telefone: (24) 2471-8372
ISSN: 21798931
Editor Chefe: Marilei de Melo Tavares e Souza
Início Publicação: 30/11/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Odontologia, Área de Estudo: Saúde coletiva

Hábitos alimentares e suas influências sobre a saúde de hipertensos

Ano: 2023 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Laercio Deleon De Melo Juliana de Lima Brandão Letícia da Silva Santos Larissy Leonildes Tavares Pereira do Nascimento Kellen Cristina De Paula Yasmin Mendonça Campos Felipe Eduardo Taroco
Autor Correspondente: Laercio Deleon De Melo | [email protected]

Palavras-chave: Enfermagem Cardiovascular; Hipertensão; Comportamento Alimentar; Dieta Saudável; Atenção Primária à Saúde.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

objetivou-se discutir a respeito dos hábitos alimentares de hipertensos atendidos na atenção básica e suas influências sobre a saúde na perspectiva do cuidado de enfermagem cardiovascular. Materiais e Métodos: investigação descritiva, qualitativa, realizada num serviço de atenção básica Mineiro. Coletados dados de caracterização e entrevista individual em profundidade, em 2019, com 40 hipertensos. Análise dos dados utilizou os softwares SPSS e Iramuteq. Resultados: participaram, predominantemente, mulheres idosas, que consideraram alimentos saudáveis: verduras, legumes e frutas; e não-saudáveis: carnes vermelhas, frituras, doces, óleos/gorduras. Discussão: Foram categorias discursivas: 1). Conhecimentos e comportamentos alimentares: consequências da manutenção de uma alimentação não saudável para a saúde cardiovascular e; 2). Conscientizando-se e reconhecendo-se portador de uma Doença Cardiovascular: reeducação alimentar e a adoção de hábitos de vida saudáveis necessários à qualidade de vida e saúde. Considerações finais: observou-se um esforço à autoconscientização e adoção de hábitos saudáveis, a partir da reeducação alimentar.