H. J. KOELLREUTTER E MÁRIO DE ANDRADE: UM CONTRAPONTO

ORGANON

Endereço:
Av. Bento Gonçalves, 9500, Agronomia.
Porto Alegre / RS
91540-000
Site: http://seer.ufrgs.br/index.php/organon
Telefone: 3308 7078
ISSN: 1026267
Editor Chefe: Maria Cristina Leandro
Início Publicação: 29/02/1956
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Linguística

H. J. KOELLREUTTER E MÁRIO DE ANDRADE: UM CONTRAPONTO

Ano: 2016 | Volume: 31 | Número: 61
Autores: Tiago Hermano Breunig
Autor Correspondente: BREUNIG, T. H | [email protected]

Palavras-chave: Koellreutter; vanguarda; modernismo; nacionalismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho indaga a busca do compositor vanguardista H. J. Koellreutter por uma interlocução com a obra do modernista Mário de Andrade, que se consagra com a musicalização, nos anos 1990, de um teatro cantado inacabado datado dos anos 1940. O contexto da busca consiste em uma disputa de sentido em que as concepções musicais de Mário de Andrade serviriam para a legitimação e autorização do nacionalismo musical, de um lado, e o universalismo associado com o decadentismo da burguesia capitalista, de outro, ao qual H. J. Koellreutter seria associado, acusado, desde que aportou no Brasil, de formalista, sectarista e elitista por empregar o atonalismo e outros procedimentos composicionais de vanguarda.



Resumo Inglês:

In a context of a hegemonic dispute in which the modernist Mário de Andrade’s musical conceptions would serve to legitimize and authorize the musical nationalism discourse in Brazil, on one hand, and the universalism connected to the decadence of the capitalist bourgeoisie, on the other, H. J. Koellreutter would be accused of formalist, sectarian and elitist since he arrived in Brazil in the 1930s. In this context, this paper investigates H. J. Koellreutter persuit for a dialogue with Mário de Andrade’s work, consolidated with the musicalization in the 1990s of Mário de Andrade’s incomplete opera from 1940s.