HABERMAS E A QUESTÃO DA VALIDADE COGNITIVA DOS ENUNCIADOS TEÓRICOS E MORAIS

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

HABERMAS E A QUESTÃO DA VALIDADE COGNITIVA DOS ENUNCIADOS TEÓRICOS E MORAIS

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Antonio Saturnino Braga
Autor Correspondente: Antonio Saturnino Braga | [email protected]

Palavras-chave: teoria discursiva da verdade, cognitivismo moral, realismo moral

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Uma ética cognitivista discursiva precisa se diferençar de duas ou-tras posições metaéticas: por um lado, uma ética cognitivista, mas não-discursiva; por outro lado, uma ética anticognitivista, mas comunicativa, argumentativa e procedimental. O objetivo do presente artigo é aproveitar as reflexões de Habermas sobre o tema da verdade para elaborar um esquema típico-ideal que possa ajudar no esclarecimento dessas diferenças. Esse es-quema conterá três posições típicas sobre a verdade dos enunciados teóricos: concepção realista-intuicionista, concepção objetivista-semântica e concepção discursivo-consensual. A especificidade da ética cognitivista discursiva será então esclarecida correlacionando-se a ética cognitivista não discursiva e a é-tica anticognitivista procedimental às suas respectivas concepções da verdade: concepção realista-intuicionista e concepção objetivista-semântica.



Resumo Inglês:

A cognitivist and discursive ethics must distinguish itself from two other metaethical positions: on one side, a cognitivist but non-discursive eth-ics; on the other side, a noncognitivist but communicative, argumentative and procedural ethics. The aim of the present work is to use Habermas’ reflections on the topic of truth to develop an ideal-typical scheme which could be helpful in explaining those distinctions. This scheme will contain three typical conceptions about the truth of theoretical statements: realistintuitionist conception, objectivist-semantic conception and discursive-consensual conception. The distinctiveness of the cognitive-discursive ethics will then be explained by relating the cognitivist but non-discursive ethics and the noncognitivist but procedural ethics to their respective conceptions of truth: the realist-intuitionist conception and the objectivist-semantic con-ception.