Hendiduras. Una experiencia colectiva de una troupe de mujeres en Buenos Aires, Argentina

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Hendiduras. Una experiencia colectiva de una troupe de mujeres en Buenos Aires, Argentina

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 46
Autores: Camila Losada
Autor Correspondente: Camila Losada | [email protected]

Palavras-chave: circo, gênero, corpo, performance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste trabalho foi analisar, de uma perspectiva antropológica e feminista, a performance circense Hendiduras, realizada em 2022 na Universidade Nacional de San Martín em Buenos Aires, Argentina, como tese de licenciatura em Artes Cênicas focada no Circo por Victoria, Marecos e sua trupe feminina de acro-duo. Propus a expoloração das dimensões da cinestesia, corporalidade, afetos e performance como produtoras de saberes corporificados e de gênero que torcem códigos heterossexuais em dois aspectos inter-relacionados: na técnica hegemônica acro-duo circense que atribui ao homem cisgênero o papel de "forte" ou "portador" e a mulher de "volante"; e no espaço cênico do circo, fazendo surgir formas coletivas e inovadoras e dissonantes de dramatizar a feminilidade no circo. Por fim, vinculei a peça cênica com o contexto mais amplo de efervescência do movimento feminista do qual faz parte.



Resumo Inglês:

The objective of this work was to analyze, from an anthropological and feminist perspective, the circus performance Hendiduras, held in 2022 at the National University of San Martín in Buenos Aires, Argentina, as a degree thesis in Performing Arts focused on Circo por Victoria. Marecos and his women's acro-duo troupe. I intended to explore the dimensions of kinesthesia, corporality, affects and performance as producers of embodied and gendered knowledge that twist heterosexual codes in two interrelated aspects: in the hegemonic acro-duo circus technique that assigns the cisgender man the role of "strong" or "portor" and the woman of "volante"; and in the scenic space of the circus, making appear collective and innovative and dissonant ways of dramatizing femininity in the circus. Finally, I cross-linked the scenic piece with the broader context of effervescence of the feminist movement of which it is a part.