HENRY JAMES: A IDOLATRIA ESPECTRAL DA ARTE

Revista Memento

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Editor Chefe: Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
Início Publicação: 31/01/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

HENRY JAMES: A IDOLATRIA ESPECTRAL DA ARTE

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Fabrício Tavares MORAES
Autor Correspondente: Fabrício Tavares MORAES | [email protected]

Palavras-chave: literatura fantástica, psicanálise, arte

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho pretende analisar o conto “O último dos Valerii” do escritor
norte-americano Henry James através de uma abordagem de cunho psicanalítico. Sendo
assim, utilizando-se das obras teóricas de Sigmund Freud, em especial o seu artigo “O
Estranho” e sua obra “Moisés e a Religião Monoteísta”, busca-se apontar justamente os
elementos fantasmagóricos e neuróticos presentes no conto de James. Além disso, a partir das
considerações do crítico Tzvetan Todorov, busca-se apontar dentro da obra em questão os
conceitos jamesianos de Arte e Estética, bem como a visão que este autor tem sobre o papel e
a figura do artista.



Resumo Inglês:

This paper intends to analyze the tale “The Last of Valerii” by the American writer
Henry James through a psychoanalytic approach. Therefore, through the theoretical works of
Sigmund Freud, especially his article "The Uncanny" and his book "Moses and the
Monotheistic Religion", this paper aims to point specifically the phantasmagoric and neurotic
elements which are present in this tale of James. Furthermore, utilizing the concepts of the
critic Tzevetan Todorov, it is aimed to delimit the James' conceptions of Art e Aesthetic and
also the point of view that the author has about the figure and role of the artist.