A heráldica cavaleiresca no Saltério de Ormesby

Manduarisawa

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ISSN: 2527-2640
Editor Chefe: Monize Melo da Silva Chaves
Início Publicação: 22/09/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

A heráldica cavaleiresca no Saltério de Ormesby

Ano: 2022 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Giovanni Bruno Alves, Maria Gabriela Moreira
Autor Correspondente: Giovanni Bruno Alves | [email protected]

Palavras-chave: Saltério de Ormesby, brasões de armas, manuscritos Iluminados

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo propomos um estudo dos brasões de armas presentes no manuscrito iluminado inglês denominado Saltério de Ormesby, feito entre o final do século XIII e o início do século XIV na região de Norwich, Inglaterra. Para isso, abordamos a Heráldica como um conjunto de sinais que formam uma linguagem, o que, por consequência, implica na sua pretensão em transmitir narrativas das mais diversas. Para a compreensão desse meio de comunicação iniciamos o artigo com uma breve introdução histórica ao seu uso e desenvolvimento. Isso é feito com o auxílio de autores clássicos que se debruçam sobre o tema como Maurice Keen (1984) e Michel Pastoureau (2017). Prosseguimos, a partir da consulta de autores como Michelle Brown (2018) e Michael A. Michael (2019), na seleção e apresentação das ocorrências dos brasões de armas na imagética do Saltério. Não o fazemos de forma a esgotar o tema mas sim a concluir que há diversas possibilidades no trabalho com essa forma de linguagem que vão além da mera função identificadora.



Resumo Inglês:

In this paper we mean to study the coats of arms presented at the English illuminated manuscript called Ormesby Psalter, produced between the ending of the 13th and the beginning of the 14th centuries in Norwichs region, England. To do so, we see Heraldry as constituted by a group of symbols that form a language and, therefore, has as its goal the transmission of diverse narratives. To understand this mean of communication, we begin the article with a brief historical introduction on Heraldry’s use and development. This is done with the help of classical authors such as Mauric Keen (1984) and Michel Pastoureau (2017). We continue, through the reading of authors as Michelle Brown (2018) and Michael A. Michael (2019), by selecting and presenting the recurrences of coats of arms among the psalter’s imagery. We do not mean to end debates on the matter, but to show that there are plenty of possibilities in the research on this language, going beyond the simplistic identifying function.