HERESIA: DESVIO DOUTRINÁRIO OU AFIRMAÇÃO DO CONTRA-PODER?

Relegens Thréskeia

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ISSN: 2317-3688
Editor Chefe: Sylvio Fausto Gil Filho
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

HERESIA: DESVIO DOUTRINÁRIO OU AFIRMAÇÃO DO CONTRA-PODER?

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Geraldo Pieroni
Autor Correspondente: Geraldo Pieroni | [email protected]

Palavras-chave: heresias, feitiçaria, contra-poder

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Historicamente, o fato de a heresia ter tido um papel positivo para a própria conscientização ou esclarecimento da ortodoxia, já havia sido evidenciado por santo Agostinho na obra De Vera religione. Ele reconheceu a importância do herege ao incentivar a “busca pela verdade”. A heresia não contém somente conotações negativas. Na história da Igreja, houve heresias que, antes de serem qualificadas ou condenadas como tais, foram essenciais na trajetória da definição de um dogma. Este foi o ocorrido com a controvérsia ariana, que viu bispos e escolas teológicas inclinados a um lado ou a outro, mesmo depois do Concílio de Niceia o qual decidiu qual era a “verdadeira religião”. Neste enfoque analisaremos alguns processos de hereges existentes no mundo luso-brasileiro nos quais os inquisidores classificaram como ações iníquas e maléficas. Na sala secreta do Tribunal lisboeta, eles consultaram os livros canônicos e os regimentos da Inquisição e comprovaram que estes heréticos haviam desviado da “autêntica doutrina” e, portanto deveriam pagar suas culpas. O valor da heresia consiste, sobretudo, segundo Mazzi, na libertação do domínio do sagrado, entendido como "abstração, separação e contraposição entre as várias dimensões da nossa existência". O sagrado se torna "projeção de uma angústia não resolvida, de uma ruptura interna, de uma falta de autonomia e, enfim, de uma alienação da própria subjetividade nas mãos do poder". A novidade para se estudar a religiosidade popular consiste em fazer da heresia a chave interpretativa da história. Representa uma negação doutrinal ou uma afirmação do contra-poder?



Resumo Inglês:

Historically, the fact of heresy have had a positive role to own awareness or enlightenment of orthodoxy, had already been shown by St. Augustine in the work De Vera religione. He recognized the importance of the heretic to encourage the "search for truth". Heresy does not contain only negative connotations. In the history of the Church, there were heresies that before being qualified or condemned as such, were essential in the path of defining a dogma. This was what happened with the Arian controversy, which saw bishops and theological schools inclined to one side or the other, even after the Council of Nicaea which decided what was the "true religion." In this approach we analyze some existing processes heretics in Luso-Brazilian world in which the inquisitors classified as evil and wicked deeds. In the secret room of the Court of Lisbon, they consulted the canonical books and the regiments of the Inquisition and proved that these heretics had deviated from the "true doctrine" and therefore should pay their guilt. The value of heresy consists, mainly, according Mazzi, the liberation of the domain of the sacred, understood as "abstraction, separation and opposition between the various dimensions of our existence." The sacred becomes "projection of an unresolved anguish, an internal rupture, a lack of autonomy and ultimately a sale of subjectivity itself in the hands of power." New for studying the popular religiosity consists in making