A hermenêutica de Hans-Georg Gadamer

Revista Interdisciplinar de Direito

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ISSN: 15188167
Editor Chefe: Rogério Tabet de Almeida
Início Publicação: 30/04/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Multidisciplinar

A hermenêutica de Hans-Georg Gadamer

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Cleyson de Moraes Mello
Autor Correspondente: Cleyson de Moraes Mello | [email protected]

Palavras-chave: Direito, Ser-no-mundo, Dasein, right, being-in-the-world, Dasein

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Constituição de 1988 representa uma mudança de paradigma no direito brasileiro. A partir dessa mudança de modelo, é necessário investigar a realização do direito, a partir da hermenêutica filosófica. O direito alinhado à hermenêutica filosófica assume, pois, um viés transformador. Daí a necessidade de compreender o direito a partir do ser-no-mundo. O pensamento jurídico não pode ser concebido a partir de um predomínio causado pelos limites da razão e edificado com os poderes da racionalidade abstrata. É, neste sentido que, em face da flagrante inefetividade da hermenêutica clássica, originariamente metodológica, torna-se necessária a construção de uma resistência teórica que aponte para a construção das condições de possibilidade da compreensão do direito, como modo de ser-no-mundo.



Resumo Inglês:

The Constitution of 1988 represents a change of paradigm in the Brazilian law. From this change of model, it is necessary to investigate the performance of duty, from the philosophical hermeneutics. Hence the need to understand the law from being-in-the-world (In-der-Welt-Sein). Th e legal thought can not be designed from a predominantly caused by the limits of reason and built with the power of abstract rationality. It is in this sense that, given the striking ineff ectiveness of classical hermeneutics, methodological in your origin, it is necessary to construct a theoretical strength that point to the construction of the conditions of possibility of understanding the law, as a way of being-in-the-world.