A heterotopia dos museus brasileiros e os deslocamentos da Modernidade

PatryTer

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ISSN: 2595-0169
Editor Chefe: Everaldo Costa
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

A heterotopia dos museus brasileiros e os deslocamentos da Modernidade

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 5
Autores: R.R.H.F. Valverde
Autor Correspondente: R.R.H.F. Valverde | [email protected]

Palavras-chave: heterotopia; museu; territorialidade; Modernidade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Como  a  noção  de  heterotopia  de  Foucault  pode  nos  servir  para  avaliar  osconflitos  observados  nos museus brasileiros durante o início do século XXI? Esta é a pergunta que anima este artigo: as territorialidades que se manifestam  atualmente  nos  museus  pressionam  a  organização  de  suas  exposições,  o  tempo  de  exibição  e  a visibilidade  de  seus  artistas.  Mitchell  classifica  esse  uso  da  cultura  como  próprio  a  uma  guerra  cultural,  no  qual  as expressões  dos  grupos  de  interesse  se  projetam  para  além  do  sentido  artístico  do  debate,  com  claras  intenções  de projeção política. Ainda que os limites entre política, ciência e arte não possam ser definidos com facilidade e que, via de  regra,  não  há  fenômeno  dissociado  da  esfera  política,  os  museus  não  foram  normatizados  ou  organizados  para mediar e sediar os conflitos políticos. Nesse deslocamento da política em uma fase avançada daModernidade, pode ser  observadouma  tentativa  de  rearranjo  de  forças  que  só  ganham  sentido  quando  associado  à  organização  do espaço.

Palavras-chaves:heterotopia; museu; territorialidade; Modernidade.



Resumo Inglês:

How can Foucault's notion of heterotopia serve us to evaluate conflicts observed in Brazilian museums in the  21st  century?  This  is  the  question  that  stimulates  this  article:  the  territorialities  that  are  currently  manifested  in museumsput pressure on the organization of their exhibitions, the exhibition period and the visibility of their artists. Mitchell classifies this use of culture as proper to a cultural war, in which the expressions of interest groups project beyond  the  artistic sense  of  the  debate,  with  clear  intentions  of  political  effect.  Although  the  boundaries  between politics, science and art cannot be easily defined and, as a rule, there is no phenomena dissociated from the political sphere,  museums  have  not  been  standardized  or  organized  to  mediate  and  host  political  conflicts.  In  this displacement  of  politics  in  an  advanced  phase  of  Modernity,  an  attempt  to  rearrange  forces  that  only  make  sense when associated with the organization of space can be observed.

Keywords:heterotopia; museum; territoriality; Modernity.



Resumo Espanhol:

¿Cómo nos puede servir la noción de heterotopía de Foucault para evaluar los conflictos observados en los museos brasileños a principios del siglo XXI? Esta es la pregunta que anima este artículo: las territorialidades que se  manifiestan  actualmente  en  los  museos  ejercen  presión  sobre  la  organización  de  sus  exposiciones,  el  tiempo  de exposición y la visibilidad de sus artistas. Mitchell clasifica este uso de la cultura como propio de una guerra cultural, en  la  que  las  expresiones  de  los  grupos  de  interés  se  proyectan  más  allá  del  sentido  artístico  del  debate,  con  claras intenciones de proyección política. Aunque los límites entre política, ciencia y arte no puedan definirse fácilmente y, por  regla  general,  no  existe  un  fenómeno  disociado  de  la  esfera  política,  los  museos  no  han  sido  estandarizados  u organizados para mediar y recibir conflictos políticos. En este desplazamiento de la política en una fase avanzada de la  Modernidad,  se  puede  observar  un  intento  de  reorganizar  las  fuerzas  que  solo  tienen  sentido  cuando  se  asocian con la organización del espacio.

Palabras clave:heterotopia; museo; territorialidad; Modernidad.