Neste artigo observaremos de que forma a hierofania é representada em filme e o papel dos efeitos especiais na sua elaboração. Chamamos de hierofania a manifestação do sagrado no profano, conforme o conceito do historiador das religiões Mircea Eliade. Interessa-nos, sobretudo as manifestações relativas a corpos humanos. Este recorte limitado se deve ao fato de haver dezenas de filmes ao longo da história do cinema que elaboram representações hierofânicas, que recaem sobre objetos e ou pessoas, e neles ocorrem abordagens distintas. Serão objeto de análise os filmes A canção de Bernadette (King, 1948) e O milagre de Fátima (Brahm, 1952), duas produções hollywoodianas realizadas no mesmo período.
This article will check how the hierophany is represented on film, and what role the special effects play in the designing process. We call hierophany, the manifestation of the sacred in the profane, according to religion historian Mircea Eliade’s concept. One is chiefly concerned to the manifestations related to human bodies. This limited focus is due to the fact that there are dozens of films that, along the history of cinema, create hierophanic representations – all of which are distinctively addressed – likely to manifest upon objects and people. The song of Bernadette (King, 1948) and The miracle of Fatima (Brahm, 1952), two Hollywood productions made in the same period, will be analyzed here.