História da Quiropraxia Esportiva no Brasil – Quiropraxia nas olimpíadas rio 2016

Revista Brasileira de Quiropraxia - Brazilian Journal of Chiropractic

Endereço:
Rua Columbus 82-A - Vila Leopoldina - São Paulo
São Paulo / SP
5304010
Site: http://www.quiropraxia.org.br
Telefone: (11) 3641 7819
ISSN: 2179 7676
Editor Chefe: Djalma José Fagundes
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

História da Quiropraxia Esportiva no Brasil – Quiropraxia nas olimpíadas rio 2016

Ano: 2015 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Marcelo Borges Botelho, DC, MD, MSc
Autor Correspondente: Marcelo Borges Botelho, DC, MD, MSc | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

1- INTRODUÇÃO

No momento em que a profissão de Quiropraxia celebra mais de 15 anos desde o início das graduações, nas universidades Anhembi-Morumbi (SP) e Feevale (RS), esse traçado histórico sobre sua especialidade na área esportiva é compilado, às vésperas do marco da inclusão da profissão nos serviços de saúde dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Curiosamente, esse mesmo ano de início das graduações (2000), marca a efetiva introdução da Quiropraxia Esportiva no mais alto nível do esporte nacional, com a participação do Dr. Plínio Barreto como Quiropraxista oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nas olimpíadas de Sydnei, Austrália. Esse foi um momento importante para a especialidade no país, e este trabalho continua sendo desenvolvido até os dias atuais pelo Dr. Barreto, nos principais eventos esportivos nos quais o COB participa.
Os primeiros relatos da utilização da Quiropraxia no esporte datam desde sua criação no fim do século 19, devido à expertise profissional com os distúrbios músculo-esqueléticos. Porém um dos fatos mais marcantes do início da especialidade foi o acompanhamento e tratamento da equipe de Beisebol do New York Yankees pelo Dr. Erle Painter, incluindo o lendário Babe Ruth, em 1923. Desde 1980 o comitê olímpico dos Estados Unidos da América (EUA), berço da profissão, utilizam oficialmente esse tipo de tratamento para seus atletas, em cada uma das olimpíadas que participaram.1
Internacionalmente existem diversos relatos de competições
esportivas nas quais os quiropraxistas promoveram cuidados aos atletas, como parte integrante da equipe de saúde, incluindo os African Championships in athletics (1988, 1990) All African Games (1991, 1999), World Games (2005, 2009, 2013), Jogos Olímpicos de verão de Sydnei (2000) e Londres (2012), e de inverno Salt Lake City (2002), entre outros. Foram feitos alguns estudos científicos em alguns desses eventos, com registros da frequência dos distúrbios mais vistos, do tipo de tratamento aplicado, bem como a observação de diminuição da percepção álgica em escala visual analógica após o tratamento.2,3
2- ORGANIZAÇÃO POLÍTICA ATUAL DA ESPECIALIDADE
A Fédération Internationale de Chiropratique du Sport (FICS), foi criada em 1987, e teve como seu primeiro presidente o Dr. Stephen Press, sendo atualmente presidida pela Dra. Sheila Wilson, dos EUA. Em 2005 foi fundada uma outra organização política internacional, a International Sports Chiropractic Association (ISCA), que no congresso mudial de Quiropraxia da World Federation of Chiropractic (WFC), em 2011 no Rio de Janeiro, se fundiu com a FICS, mantendo-se assim, uma só entidade política internacional.
Atualmente a FICS tem em seus quadros de sócios 25 países membros, além de universidades e conselhos estudantis. A entidade que representa o Brasil é a Associação Brasileira de Quiropraxia Esportiva (ABQE), entidade oficialmente formada em 2012, que tem como seu primeiro presidente o Dr. Cláudio Souza, formado com a primeira turma de graduação em Quiropraxia do Brasil, da Universidade Anhembi Morumbi, em 2004.
3- DESENVOLVIMENTO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 15 ANOS
O primeiro quiropraxista brasileiro a fazer algum tipo de especialização na área foi o Dr. Marcelo Botelho, que recebeu o título de International Chiropractic Sports Science Diploma (atualmente International Certified Chiropractic Sports Physician), pela Federação Internacional de Quiropraxia Esportiva (FICS), em 2006. Já no ano seguinte, ele e o Dr. Marcelo
Oliveira foram convidados, por intermédio do Dr. Plínio Barreto, pelo COB para integrarem a equipe de serviços médicos do Brasil nos Jogos Pan Americanos Rio 2007, constituindo um outro marco histórico.
O Brasil continuou a estreitar seus laços com a Federação Internacional de Quiropraxia Esportiva (FICS) quando teve em 2009 o Dr. Botelho eleito para representar a América Latina, e reeleito em 2013. Além disso, em 2012 o Dr. Marcelo Botelho foi eleito para o cargo de Chefe de Finanças dessa organização, e em 2014 vice-presidente.
3.1- CRIAÇÃO DA PRIMEIRA ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU
Com o fomento da ABQE, e após o desenvolvimento por cerca de 4 anos, foi criado o primeiro programa de especialização Lato Sensu em Quiropraxia Esportiva, por uma parceria entre uma empresa de educação e uma Faculdade, a Pós Saúde e a Faculdade Herrero. O curso tem como seu idealizador e atual coordenador o Dr. Marcelo Botelho. As aulas foram iniciadas em 2013 e a primeira turma concluirá o programa ainda esse ano.
Além desse fato ser histórico e de suma importância para a especialidade que oficialmente surge no meio acadêmico no país, é de extrema relevância para a profissão de Quiropraxia como um todo, ao começar a implementar no Brasil as especialidades que existem mundo afora, e corroborar à identidade independente da profissão existente internacionalmente.
4- JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016
O ápice de um atleta é ser o melhor do mundo em sua modalidade, e não há arena mais apropriada e desejada no mundo para fazê-lo, que não os Jogos Olímpicos. O termo “Olímpico” surgiu em 776 AC, quando o nome dos vencedores começaram a ser registrados, após acordo de “tregua sagrada” selado entre Ifitos, o rei de Ilia; Licurgo, monarca de Esparta; e Clístenes, rei da Pissa. O acordo foi selado no templo de Hera, no santuário de Olímpia, daí surgindo o nome Olimpíadas. Não houve

disputas entre 393 DC até 1896, quando Pierre de Coubertin promoveu os primeiros jogos da era moderna, na Grécia4.
Diversos profissionais da saúde que lidam com atletas, também consideram a participação em um Jogo Olímpico, como uma das maiores honrarias que podem receber. Poder ajudar atletas em seu momento de apogeu, após anos e anos de treinamento intenso, é realmente uma oportunidade única.
Na tentativa de incluir a Quiropraxia nos Jogos Rio 2016, a FICS criou um seleto grupo de trabalho, posteriormente aprovado pela ABQE, composto pelo líder de Quiropraxia dos Jogos de Londers 2012, o Dr. Tom Greenway; um conselheiro geral, o Sr. David Chapman-Smith; e um representante local, o Dr. Marcelo Botelho. Esse grupo obteve êxito, conseguindo a inclusão da Quiropraxia na equipe de saúde que atenderá todos os atletas dos jogos. Em outros jogos Olímpicos tentativas similares foram efetuadas sem sucesso, e esse modelo parece ter sido o ideal para o momento e a cultura locais.
Cerca de 200 Quiropraxistas se voluntariaram para trabalhar no evento, e o comite organizador local já está procedendo o processo de seleção com os mesmos. Estima-se que serão selecionados cerca de 35 profissionais, tanto brasileiros quanto de outras nações. O Dr. Marcelo Botelho está atuando como consultor para a área, que fará parte dos Serviços de Terapias Físicas, junto com a Acupuntura, Fisioterapia, e Osteopatia.
5- CONCLUSÃO
A Quiropraxia Esportiva no Brasil tem tido uma rápida e exponencial evolução nos últimos anos, em especial com a criação de um programa de especialização Lato Sensu na área, além de ter uma entidade política (ABQE) que possa adequadamente representar os profissionais.
Adicionalmente, a oportunidade de participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016 representa um marco fantástico e uma oportunidade única para a profissão e os profissionais.
6- REFERÊNCIAS
1- Chapman-Smith D. Quiropraxia uma profissão na área da saúde. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001.

2- Nook BC, Nook DD. Demographics of Athletes and support personel who used chiropractic physicians at the 6th all African games. J Sports Chirop & rehabil 1997, 11;4:136-139.
3- Nook DD, Nook BC. A report of the 2009 World Games injury surveillance of individuals who voluntarily used the International Federation of Sports Chiropractic delegation. J Manipulative Physiol Ther 2011, 34;1:54-61.
4- Abrucio M. Odisséia Olímpica: a história das olimpíadas e seus herois. São Paulo: Cortez, 2008.