HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS: AS ESCOLAS NACIONAIS OU LINHAGENS PIANÍSTICAS

Revista Científica RCMOS

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ISSN: 26759128
Editor Chefe: Barbara Alinne F. Assumpção
Início Publicação: 25/10/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS: AS ESCOLAS NACIONAIS OU LINHAGENS PIANÍSTICAS

Ano: 2021 | Volume: 11 | Número: Não se aplica
Autores: André Rosalem-Signorelli
Autor Correspondente: André Rosalem-Signorelli | [email protected]

Palavras-chave: dormação pianística e tradição musical, “Escolas” ou linhagens pianísticas, abordagens técnico-interpretativas, tendências pedagógicas, fidelidade ao texto musical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Conforme já questionamos em outro artigo científico: a tradição tem algo a nos ensinar a respeito de como interpretar uma Obra Musical? Identicamente a Signorelli (2019), este trabalho visa desmistificar o conceito de tradição como algo antigo e ultrapassado. Neste escopo, utilizamos o arcabouço teórico consubstanciado na Revisão Bibliográfica; assim como o cabedal de conhecimentos experienciados na vivência do próprio autor. Destarte, o devido alinhamento das ideias técnico-musicais com os grandes mestres do piano pode ter o condão de formar pianistas engajados na excelência técnica, no domínio do aparelho pianístico e na fidelidade ao conteúdo musical expresso no texto escrito pelo compositor em sua partitura.

Resumo Inglês:

As we have already asked in another scientific article: does tradition have something to teach us about how to interpret a Musical Work? Like Signorelli (2019), this work aims to demystify the concept of tradition as something old and outdated. In this scope, we use the theoretical framework embodied in the Literature Review; as well as the wealth of knowledge experienced in the author's own life. Thus, the proper alignment of technical-musical ideas with the great piano masters may have the power to form pianists engaged in technical excellence, mastery of the pianistic apparatus and faithfulness to the musical content expressed in the text written by the composer in his score.