HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS: AS ESCOLAS PRÉ- CIENTÍFICAS E CIENTÍFICAS

Revista Científica RCMOS

Endereço:
Rua Benedito Carlixto - Centro
Mongaguá / SP
11730000
Site: https://www.revistacientificaosaber.com.br/sobre
Telefone: (11) 9417-0299
ISSN: 26759128
Editor Chefe: Barbara Alinne F. Assumpção
Início Publicação: 25/10/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

HISTÓRIA DO PIANO E PIANISTAS: AS ESCOLAS PRÉ- CIENTÍFICAS E CIENTÍFICAS

Ano: 2021 | Volume: 10 | Número: Não se aplica
Autores: André Rosalém-Signorelli
Autor Correspondente: André Rosalém-Signorelli | [email protected]

Palavras-chave: história do piano e pianistas, educação pianística, escolas pianísticas, pedagogia do piano, escolas pré-científica e científicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

De que modo podemos trazer abrangência para a educação ou formação pianística de modo que professores, alunos e músicos-intérpretes se sintam mais seguros tocando com mais autoridade performática? Eis a questão- problema ou questão-chave que norteou o presente trabalho. Outrossim, fundamentamos nosso estudo no método analítico-descritivo com base na Revisão Bibliográfica. Neste artigo científico, comentaremos sobre as diferentes abordagens pedagógico-pianísticas, para citar as principais: escola dos dedos; escola anatômico-fisiológica e escola psicomotora. Temos uma plêiade de correntes que veicularam novas tendências, teorias e ideias a respeito de vários temas pertinentes à prática pianística, vale dizer: movimentos pianísticos, exercícios técnicos, uso do pedal, articulação dos dedos, aplicação do peso do braço, toque etc.

Resumo Inglês:

How can we bring comprehensiveness to pianistic education or training so that teachers, students, and musician-performers feel safer playing with more performative authority? Here is the problem-question or key-question that guided this work. Furthermore, we base our study on the analytical-descriptive method based on the Literature Review. In this scientific article, we will comment on the different pedagogical-piano approaches, to mention the main ones: school of fingers; anatomical- physiological school and psychomotor school. We have a plenty of currents that conveyed new trends, theories, and ideas about various topics pertinent to piano practice, namely: piano movements, technical exercises, use of the pedal, articulation of the fingers, application of the weight of the arm, touch etc.