HISTÓRIA E IMAGEM: JOÃO CÂMARA E A ERA VARGAS

Fênix

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila 2121 - Bloco H - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38400-902
Site: http://revistafenix.pro.br
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 1807-6971
Editor Chefe: Rosangela Patriota Ramos
Início Publicação: 10/10/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

HISTÓRIA E IMAGEM: JOÃO CÂMARA E A ERA VARGAS

Ano: 2005 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Maria de Fátima Morethy Couto
Autor Correspondente: Maria de Fátima Morethy Couto | [email protected]

Palavras-chave: Arte brasileira do século XX – João Câmara – pintura de história

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Série composta por dez grandes painéis e cem litografias, as Cenas da vida brasileira (1930-1954) de João Câmara versam sobre eventos marcantes da história recente do país, relacionados à vida política de Getúlio Vargas, começando em 1930, com o assassinato de João Pessoa, em Recife, e terminando em 1954, com o suicídio do então presidente. Longe de querer apresentar um documento de época, o artista toma grande liberdade em relação ao tema, associando, em um espaço imaginário, personagens reais e fictícios a objetos insólitos, construindo uma narrativa singular, que intriga e inquieta o espectador. Este artigo tratará da relação de Câmara com a pintura de história, analisando em especial alguns de seus painéis.



Resumo Inglês:

In his Scenes of Brazilian life (1930-1954), set formed of ten great panels and one hundred lithographies, João Câmara represents important episodes of Brazil’s recent history, related to the political career of Getúlio Vargas, starting with the murder of João Pessoa, in 1930, in Recife, and finishing with the suicide of the President, in 1954. Far from trying to compose an official chronicle, the artist takes great freedom with the facts, associating, in an imaginary space, real and fictitious personages to uncommon objects, creating weird paintings that makes the spectator unease. This article will deal with Câmara’s reading of historical painting, analyzing some of the panels of the Vargas’ saga.