História, literatura e emoções: Imaginação literária e imaginação histórica em a justiça poética de Martha Nussbaum

Revista Ágora

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ISSN: 1980-0096
Editor Chefe: Adriana Pereira Campos e Kátia Sausen da Motta
Início Publicação: 01/01/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

História, literatura e emoções: Imaginação literária e imaginação histórica em a justiça poética de Martha Nussbaum

Ano: 2023 | Volume: 34 | Número: 1
Autores: E. S. Lima
Autor Correspondente: E. S. Lima | [email protected]

Palavras-chave: história, literatura, imaginação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em Poetic Justice, Martha Nussbaum nos permitiu perceber que o espaço imaginativo comporta modelos de realidade que nos convidam a conhecer a nós mesmos pela experiência dos Outros. A literatura, nesse sentido, permitir-nos-ia experimentar de outra forma a vitalidade, os impulsos, os entusiasmos, a época e, por conseguinte, a experiência histórica. Assim, seja como condição possível de observação ou como possibilidade de experimentação emocional, a ficção carrega consigo essas experiências particulares partilhadas de maneira especulativa, criativa e imaginativa. Nesse sentido, a metodologia que ampara esse ensaio é a hermenêutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Nosso objetivo é discutir a condição de acesso a um modelo de passado possível que congratule ficção, história e emoções a partir da relação estabelecida entre imaginação literária e imaginação histórica.



Resumo Inglês:

In Poetic Justice, Martha Nussbaum, similarly shaped by the experience of imaginative space, which invite us to know the same models of experience of the Others. Literature, in a sense, would allow us to experience vitality, impulses, charms, the time and, consequently, the historical experience in another way. Thus, whether as a possible condition of vision or the possibility of emotional experimentation, fiction experiences particular experiences together in a way that is creative, imaginative and imaginative. In this sense, the methodology that supports this essay is Paul Ricoeur’s phenomenological hermeneutics. Our objective is to propose the condition of access to a model of the possible that congratulates fiction, history and emotions from the creation of creation between imagination and historical imagination.