A história nos marcos da natureza humana

Cadernos De Ética E Filosofia Política

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ISSN: 15170128
Editor Chefe: Maria das Graças de Souza
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A história nos marcos da natureza humana

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Adriano Naves de Brito
Autor Correspondente: Adriano Naves de Brito | [email protected]

Palavras-chave: teleologia, moral naturalizada, plano da natureza, teoria da história, evolucionismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição
da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o
escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada
nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia,
argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre
democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação
humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O
argumento é que o projeto de Fukuyama não encontra amparo na seleção
da espécie, ao passo que o desejo por simetria sim. A essa abordagem
subjazem as teses de que feita a crítica à teleologia moral, a história
tem de ser compatível com a evolução, e de que a naturalização da história
implica numa naturalização da moral.



Resumo Inglês:

The text reconstructs the teleological-moral foundations for
the constitution of the modern science of history. The key to that reconstruction
is a scrutiny of Kant’s idea of “plan of nature,” which is investigated
in the works of Adam Smith, Hegel and Marx. In order to criticize
this idea, the paper discusses the thinking of Fukuyama and argues that
the connection between democracy and liberal economy is best explained
by the natural human inclination towards symmetry, rather than by
the notion of recognition. It also argues that Fukuyama’s project finds no
support in the selection of species, whereas the desire for symmetry does. The theses that underlie this approach are that, once the critique
of moral teleology has been made, history must be compatible with evolution
and that the naturalization of history implies a naturalization of
morals.