História, visualidade e imaginário social: um resgate da gramática do telejornalismo nos cinejornais da Era Vargas

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

História, visualidade e imaginário social: um resgate da gramática do telejornalismo nos cinejornais da Era Vargas

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 53
Autores: Beatriz Becker
Autor Correspondente: Beatriz Becker | [email protected]

Palavras-chave: Cinejornais, Era Vargas, Textos audiovisuais informativos, Narrativas não ficcionais, Telejornalismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As primeiras narrativas não ficcionais com imagens em movimento sobre acontecimentos históricos construídas no Brasil foram permeadas pela relação entre política e ideologia. A análise de 106 cinejornais produzidos na Era Vargas reunidos no canal do Arquivo Nacional no YouTube revela como a utilização da visualidade e do som nessas formas pioneiras de composição da realidade no regime estadonovista afetaram a conformação da gramática dos telejornais a partir da década de 1950. Este trabalho sinaliza que as fronteiras entre gêneros discursivos que operam traduções do real são tênues e porosas desde a construção dos primeiros textos audiovisuais informativos no país.



Resumo Inglês:

The first non-fictional narratives with moving images about historical events constructed in Brazil were permeated by the relationship between politics and ideology. The analysis of 106 newsreels produced in the Vargas Era gathered on the Arquivo Nacional YouTube channel reveals how the use of visuality and sound in these pioneering forms of reality composition in the Estado Novo regime affected the conformation of the grammar of television news since the 1950s. This work signals that the boundaries between discursive genres that operate translations of the real are tenuous and porous since the construction of the first informative audiovisual texts in the country.